Cidades

Prefeitura inicia instalação de postes na orla da Praia da Avenida e Sobral

Via ganhará 123 luminárias em LED, distribuídas em mais de 120 postes

Por Daniel Paulino / Ascom UGP 22/03/2023 18h21
Prefeitura inicia instalação de postes na orla da Praia da Avenida e Sobral
Extensão da obra contará com projeto de iluminação em LED - Foto: Júnior Bertoldo / Secom Maceió

Com o avanço da obra de reurbanização da orla da Praia da Avenida e também da Praia do Sobral, a Prefeitura de Maceió iniciou a instalação de postes ao longo do passeio público. Toda a extensão da obra, que vai desde o Memorial à República até as proximidades do Emissário Submarino, terá um projeto de iluminação.

A via ganhará 123 luminárias em LED, distribuídas em mais de 120 postes. Além das obras estruturantes, que estão dando nova roupagem para a região, que há anos foi esquecida, a nova iluminação vai assegurar mais segurança para quem trafega na via.

De acordo com o projeto, cada uma das luminárias que estão sendo implantadas têm o potencial de 60 watts. Além disso, o espaço que é utilizado como prática de atividade física contará com a redução do distanciamento entre os postes instalados, que será de aproximadamente 20 metros entre um e o outro.

“Com o avanço da obra na orla, já colocamos em prática a etapa de iluminação, que não existia. Antes, a região contava apenas com a iluminação no canteiro central e com alguns refletores voltados para o mar. Neste novo projeto, que é bastante inovador, teremos uma iluminação bem mais intensa, que vai proporcionar conforto e segurança para quem circula pela região. A região da orla da Praia da Avenida e da Praia do Sobral viverá em breve um novo momento”, disse Lavínia Tenório, coordenadora executiva

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.