Cidades

Prefeito JHC leva dignidade aos moradores do Vergel do Lago

Bairro ganha obras de infraestrutura, iluminação pública, lazer e cidadania

Por Secom Maceió 21/03/2023 15h36 - Atualizado em 21/03/2023 18h25
Prefeito JHC leva dignidade aos moradores do Vergel do Lago
Nos últimos meses, a prefeitura inaugurou espaços de convívios que diversificaram as opções de lazer na comunidade, como a Rua Aberta às margens da Lagoa Mundaú - Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

“JHC do Povo não são palavras soltas, de marketing, elas confirmam o trabalho que o prefeito vem fazendo para mudar a história do povo sofrido da periferia de Maceió”, disse nesta segunda-feira, 20, Antônio José, um dos moradores do Vergel do Lago, que há dois anos testemunha a transformação do bairro onde nasceu e se criou, hoje com mais de 30 mil moradores e o mais populoso da região lagunar da capital alagoana.

Nos últimos meses, a prefeitura inaugurou espaços de convívios que diversificaram as opções de lazer na comunidade, como a Rua Aberta às margens da Lagoa Mundaú, com equipamentos de jogos e parques infantis, ciclovia e uma grama sintética para assegurar mais conforto às crianças que brincam pelo local.

Também foi realizado serviço de recapeamento no asfalto, de reforço da iluminação pública e um intenso trabalho de limpeza no sistema de galerias pluviais da região, onde se retirou dez toneladas de lixo, garantindo um melhor escoamento de água e a diminuição do acúmulo de águas das chuvas.

Nos dois últimos anos a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) atuou na desobstrução de 1.395 metros de galerias de drenagem pluvial do bairro, além de recuperar 146 unidades de bocas de lobo, contribuindo diretamente para que o escoamento de águas pluviais aconteça de forma satisfatória. Neste mesmo período, 75 toneladas de entulhos foram retiradas de dentro do sistema de drenagem do bairro.

A Prefeitura de Maceió investe ainda na habitação popular no Vergel, através do Parque da Lagoa, conjunto habitacional que beneficiará cerca de 2 mil famílias. Já foram entregues 160 apartamentos, das 1.776 unidades que estão sendo concluídas. Todas as obras que a gestão JHC está fazendo no bairro, contam com o trabalho de moradores da comunidade. “É geração de emprego, também, para a população daqui”, festeja Antônio José, sobre os cerca de mil postos de trabalho já gerados pelo município para quem reside na comunidade, hoje com quase 500 pessoas empregadas pelas construtoras.

Segundo o secretário da Seminfra, Lívio Lima, “essa série de intervenções realizadas no Vergel tem uma importância grande por ser um bairro com contribuição cultural e histórica para a nossa cidade e que estava esquecido pelo poder público. Essas melhorias levam mais segurança, mobilidade e lazer para os moradores e refletem diretamente na qualidade de vida deles”.

A prefeitura de Maceió também reformou a Praça Padre Cícero e está em obras na Rota Da Lagoa, com recapeamento e implantação de um novo asfalto, num total de 7km nos dois sentidos da via para garantir trafegabilidade e segurança para quem precisa utilizar a via.