Cidades

Secult realiza cadastro e recadastro do Sistema Alagoano de Museus

Espaços de memória tem até o dia 30 de abril para aderirem ao sistema

Por Ascom Secult 21/03/2023 11h54
Secult realiza cadastro e recadastro do Sistema Alagoano de Museus
Museu Palácio Floriano Peixoto - Foto: Alexandre Teixeira

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), inicia o período de adesão e cadastro do Sistema Alagoano de Museus. Os equipamentos museais têm até o dia 30 de abril para efetuarem suas inscrições.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o objetivo é atualizar e incluir novos equipamentos culturais no mapeamento de museus.

“Com a adesão ao sistema, nós conseguimos sistematizar informações sobre as condições técnicas dos museus alagoanos, mapear onde esses espaços de memória estão instalados e implementar políticas de integração e incentivo”, destacou.

O cadastro dos Museus no sistema é voluntário e aberto a todos os equipamentos localizados em Alagoas. Os espaços interessados devem preencher o formulário através do link https://bit.ly/CadastroSistemaAlagoanodeMuseus.

Sistema Alagoano de Museus

O Sistema Alagoano de Museus foi criado pelo Decreto nº 4.092, de 29 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 30 de dezembro de 2008. É o marco legal que organiza sob a forma de sistema, as atividades dos museus existentes no Estado de Alagoas, visando estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território alagoano, identificando suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação, respeitando a autonomia jurídico–administrativa, cultural e técnico-científica de cada instituição museológica.