Cidades

Detran anuncia leilão de veículos inservíveis em abril

Por Kelly Cordeiro / Ascom Detran 20/03/2023 15h32
Detran anuncia leilão de veículos inservíveis em abril
Mais de 1.200 veículos apreendidos e não retirados por seus proprietários serão levados a leilão - Foto: Detran/AL

Com foco na melhoria da gestão de guarda de veículos e leilões, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) está lançando mais um edital para venda de sucatas inservíveis, voltado exclusivamente a empresas do ramo da siderurgia, fundição ou reciclagem. O edital já está disponível no site do órgão e o leilão será realizado no dia 3 de abril, às 10h, na modalidade on-line.



No pátio do Detran, localizado no SAC Petrópolis, foram selecionados mais de 1.200 veículos que fora apreendidos e não retirados por seus proprietários dentro dos prazos e forma da legislação pertinente e, por isso, serão leiloados. Eles foram classificados como sucatas inservíveis e devem ser transformados em fardos metálicos e encaminhados à siderurgia.

Os interessados deverão realizar um cadastro no endereço www.leiloesfreire.com.br, em até 48 horas antes do início do leilão, para que haja tempo hábil de análise dos dados e confirmação da participação/habilitação.

Os documentos exigidos constam do edital publicado nesta sexta-feira (17), no site do Detran, em www.detran.al.gov.br/licitacoes/. Os veículos estarão disponíveis à visitação na Av. Galba Novaes de Castro, 320, no bairro Petrópolis, em Maceió (SAC Petrópolis), nos dias 20, 22, 24 e 27 de março, das 9h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].


O leilão integra as ações previstas para os primeiros cem dias de trabalho da atual gestão e, com ele, o Detran Alagoas atinge a marca de seis já realizados nos últimos anos. Além de recuperar o prejuízo causado aos cofres públicos com os débitos de infrações, tributos e diárias de guarda dos veículos, há ainda um impacto socioambiental gerado a partir da realização dos leilões, como a redução do espaço ocupado, evitando o acúmulo de água e a formação de ambientes propícios à proliferação de vetores de doenças, além do direcionamento adequado dos veículos para reciclagem ou retorno à circulação nas vias.

“Nosso objetivo é dar uma destinação adequada aos veículos que se acumularam no pátio, porque seus donos não vieram resgatá-los, gerando prejuízos para eles, para o Estado e para a sociedade como um todo. Com o valor dos arremates desse leilão e dos próximos que estamos planejando, vamos resgatar tributos e fazer com que estes veículos voltem ao mercado para utilização direta ou reciclagem”, pontuou Lisiane Rocha, diretora operacional do Detran.