Cidades

Praça Deodoro passa a ter ponto de parada para ônibus escolares e de turismo

Espaço foi viabilizado após negociações entre o Centro de Cultura e Memória do TJAL, Prefeitura e SMTT

Por Dicom TJ/AL 20/03/2023 09h28 - Atualizado em 20/03/2023 15h30
Praça Deodoro passa a ter ponto de parada para ônibus escolares e de turismo
Sinalização colocada na Praça Deodoro, no Centro de Maceió - Foto: Caio Loureiro

A Praça Marechal Deodoro, no Centro de Maceió, agora conta com ponto de parada para ônibus escolares e de turismo. A medida busca incentivar a visitação ao local e aos equipamentos turísticos no entorno, como o Teatro Deodoro e o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas (CCM).

De acordo com a diretora do CCM, Irina Costa, as negociações para a definição do espaço começaram em janeiro e envolveram o próprio Centro de Cultura, as secretarias de Turismo e Convívio Social e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). "Era uma dificuldade que a gente sentia há muito tempo, posta pelos próprios guias de viagem e pelas escolas", contou a diretora.

Segundo Irina, muitos guias e turistas passavam pela praça de ônibus e, como não havia local para estacionar, acabavam não ficando. "Procuramos as pessoas que poderiam intervir nesse sentido e conseguimos que os ônibus, em visitação, parem e façam esse circuito".

Diretora Irina Costa afirmou que a parada era um pleito antigo dos guias turísticos e das escolas. Foto: Adeildo Lobo


De acordo com o superintendente da SMTT, André Costa, o órgão atuará na fiscalização e orientação aos motoristas, para que o espaço não seja ocupado indevidamente. "Às vezes alguém para, porque já está acostumado e não percebeu que [o local] tem sinalização nova, mas fazemos um trabalho constante para garantir o espaço a quem deve usar", ressaltou.

Ainda segundo o superintendente, não há limite de tempo para os ônibus permanecerem no local. "Podem ficar o tempo necessário para que os guias realizem o seu trabalho e as pessoas possam fazer os passeios".

Superintendente André Costa afirmou que SMTT atuará na fiscalização e orientação aos motoristas. Foto: Caio Loureiro


Para Alfredo Tenório, coordenador de informações turísticas da Prefeitura, a medida vai incentivar o turismo na região central de Maceió. "Os guias sentem muita falta de ter espaço para parar no Centro, como ali na Praça Dom Pedro II, onde fica a Assembleia, e na Praça dos Martírios. Nos outros estados a gente percebe que tem esses pontos. Essa parada na Praça Deodoro vai valorizar muito, não só o TJ e seu Centro de Cultura, como o Teatro e a Galeria de Arte. É algo que vai alavancar a visita dos turistas e das escolas", avaliou.

Parceria


O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Carlos Guido, destacou a parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça. "O projeto partiu principalmente do TJ, que entrou em contato com a Prefeitura, e de pronto atendemos, porque vimos que era uma ideia para trazer novamente o público ao Centro".

Carlos Guido afirmou ainda que estão sendo feitas tratativas para que a Praça Deodoro fique sob administração do Tribunal e para que os espaços culturais do local funcionem também pela noite. "É algo que está começando agora e tem muito a crescer essa parceria entre Prefeitura e Tribunal", frisou.

Centro de Cultura do TJ/AL


Desde que as atividades no CCM tiveram início, em agosto de 2021, já passaram pelo local mais de 3.200 visitantes. Só no mês de janeiro foram 130. "Tivemos turistas que vieram porque ouviram falar, porque muitas pessoas indicaram", destacou Irina.

A expectativa, agora que a Praça Deodoro tem ponto de parada para ônibus escolares e de turismo, é que as visitas aumentem. "Vamos poder levar a história do Poder Judiciário para muito mais pessoas. Já temos o nosso Portal da Memória, que leva essa história para fora dos muros do Tribunal, mas pessoalmente é muito mais atrativo".

Irina Costa destacou ainda que o CCM deve fazer um trabalho de capacitação junto aos guias de turismo. "Temos o objetivo de ministrar um curso para os guias, para que eles consigam replicar a história do Poder Judiciário".

Visitas


O CCM funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça de Alagoas e pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 16h. Visitas guiadas podem ser feitas sob agendamento (pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 82 99189.1935)

Centro de Cultura e Memória funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foto: Caio Loureiro