Cidades

Pontal: moradores pedem as obras de contenção do mar

Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que serviços no bairro litorâneo estão passando pela fase de licitação

Por Tribuna Independente 15/03/2023 09h01
Pontal: moradores pedem as obras de contenção do mar
Erosão marinha em parte da Avenida Assis Chateaubriand dificulta a passagem de pedestres e ciclistas - Foto: Edilson Omena

Desde 2021, os moradores do bairro Pontal da Barra, em Maceió, sofrem com os efeitos causados pela erosão marinha em parte da Avenida Assis Chateaubriand. Sem espaço, pedestres e ciclistas têm que dividir o asfalto com os carros. O garçom Leandro Mateus é morador do bairro e disse sentir que os governantes não olham para a população do Pontal.

“Essa erosão foi bem antes da enchente do ano passado, vem desde 2021. Colocaram uns sacos, mas, como você vê, não adiantou de nada. É um bairro histórico, que era para ter uma infraestrutura como na Pajuçara, ciclovia, academia ao ar livre. Recentemente, morreu um rapaz por falta de sinalização. Falta tudo aqui, faz tempo que não olham para a gente”, afirmou.

O artesão Arthur Filipe também é morador e todos os dias anda de bicicleta pela orla do Pontal. Ele disse que quase foi atropelado por dividir a pista com os veículos.

“Aguardamos que essas obras deem certo, que resolva essa situação porque já está há quase dois anos. Todo dia eu passo por aqui, inclusive quase fui atropelado porque tenho que me arriscar na pista”, contou.

A líder comunitária do bairro, Maria Lígia Minin, disse que uma comissão de moradores esteve reunida ontem (13) com o secretário da Seminfra e o projeto aumentou.

“Tivemos reunião com o secretário Livio e o projeto aumentou. Antes, iria até a entrada do Pontal e agora vai até o Sobral. Estamos muito felizes porque teremos uma obra mais completa”, afirmou.

No prazo

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que as obras estão dentro do prazo previsto e, por enquanto, não foram concluídas em nenhum ponto. Segundo o órgão, a obra depende sempre da força da maré. Assim, os serviços são executados em maré baixa e suspensos quando está alta.

No bairro da Jatiúca, em frente ao JTR, estão sendo colocados blocos de concreto que, segundo o órgão, são capazes de conter o avanço do mar. Em outro trecho da Jatiúca, em frente ao Hotel Jatiúca, e no bairro de Jacarecica estão em fase de fundação. No bairro do Pontal, as obras estão em fase de licitação e, enquanto isso, foram implantados big bags e blocos de pedras para conter o avanço do mar. Futuramente, a obra chegará no Pontal, Sobral e Praia da Sereia.

O trabalho começou em agosto de 2022, na Jatiúca, com a instalação dos bigbags, em caráter de urgência. No final de novembro, foram iniciadas as obras de contenção definitiva do mar na orla de Maceió. Ao todo, são 12 pontos de erosão identificados pela Defesa Civil, que vão do Pontal da Barra até a Praia da Sereia, em Riacho Doce.

Japaratinga

As obras de abastecimento de água em Japaratinga, realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), seguem em ritmo acelerado. São mais de 57 km de rede de distribuição de água bruta.

Além da distribuição de água, também serão feitas as obras de captação, estação de tratamento e os reservatórios, que devem gerar cerca de 100 empregos diretos. Atualmente, a tubulação é colocada em duas ruas por dia, segundo informou o engenheiro da obra, Túlio César.

O secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, disse que, quando concluída, a obra vai beneficiar toda a população de Japaratinga. “As obras de abastecimento no Litoral Norte, que já foram iniciadas em alguns municípios, vão contemplar mais de 90 mil alagoanos que vivem na região”.