Cidades

TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil

Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital

Por Assessoria 14/03/2023 13h50
TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil
Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital - Foto: Assessoria

O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.

Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão.

O aposentado José Elias, de 65 anos, que mora no município de Rio Largo, em Alagoas, é um exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ele, a TV é muito importante e considerada, na sua residência, como um instrumento de lazer e descanso.

Depois da instalação do kit digital, neste ano, ele e a esposa passam mais horas em frente à telinha, aproveitando o dia. “A TV, aqui em casa, é o lazer da família. Gosto muito de acompanhar os jogos e campeonatos de futebol, e depois da parabólica digital ficou muito melhor”, relatou seu José.

Ainda segundo ele, a imagem da TV agora é outra. “Não tem mais chuviscos, a imagem é limpinha”, explicou seu José, relatando que a parabólica tradicional sofria muita interferência e os canais não pegavam perfeitamente.

Instalação gratuita

José Elias faz parte dos beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os critérios para ter direito são: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).