Cidades
TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil
Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital

O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.
Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão.
O aposentado José Elias, de 65 anos, que mora no município de Rio Largo, em Alagoas, é um exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ele, a TV é muito importante e considerada, na sua residência, como um instrumento de lazer e descanso.
Depois da instalação do kit digital, neste ano, ele e a esposa passam mais horas em frente à telinha, aproveitando o dia. “A TV, aqui em casa, é o lazer da família. Gosto muito de acompanhar os jogos e campeonatos de futebol, e depois da parabólica digital ficou muito melhor”, relatou seu José.
Ainda segundo ele, a imagem da TV agora é outra. “Não tem mais chuviscos, a imagem é limpinha”, explicou seu José, relatando que a parabólica tradicional sofria muita interferência e os canais não pegavam perfeitamente.
Instalação gratuita
José Elias faz parte dos beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os critérios para ter direito são: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.
Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Safados, sarados e descartáveis!
Quem era o amante de Odete Roitman em 'Vale Tudo'? Vilã fica obcecada por César Ribeiro