Cidades

Grande explosão é registrada na parte alta de Maceió e assusta população

Funcionário da fábrica de fogos ficou ferido com queimaduras de primeiro grau; Corpo de Bombeiros segue combatendo chamas no local

Por Ana Paula Omena / Lucas França com Tribuna Hoje 06/03/2023 14h10 - Atualizado em 06/03/2023 21h20
Grande explosão é registrada na parte alta de Maceió e assusta população
Cenário no local é de muita destruição após explosão e incêndio - Foto: Edilson Omena

Uma grande explosão foi registrada em uma fábrica de fogos de artifício e assustou a população do local. O incidente ocorreu no bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, no início da tarde desta segunda-feira (6). O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) informou que apenas uma vítima foi encontrada no local com queimaduras de primeiro grau, este seria um funcionário do estabelecimento, que não teve a identidade divulgada e foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Janelas de imóveis em diferentes locais foram atingidas, segundo moradores próximos, e  eles ainda estão amedrontados com o ocorrido. Não se sabe o que teria provocado a explosão. A dona de casa Maria Santos estava na porta de sua residência quando ouviu uma explosão muito forte. "A janela voou e caiu no sofá, sorte que não havia ninguém na hora. Minha bebê quase morre de susto. Achamos que um avião tinha caído por aqui", contou.

De acordo com o delegado Roberval Davino, o proprietário da fábrica de fogos foi conduzido para a Central de Flagrantes e deverá prestar esclarecimentos ainda hoje. "Os quatro contêineres existentes no local explodiram, um delito grave", frisou. 

Ainda não há informações de quantas pessoas trabalhavam no local e nem a causa da explosão. 

RISCO DE NOVAS EXPLOSÕES

O Tenente Oliveira do Corpo de bombeiros, responsável pela ocorrência, explicou que no local havia bastante fogo e que o estabelecimento funcionava de forma clandestina. "A explosão foi grande sendo possível escutar de vários locais. Observamos que o fogo não estava somente na  fábrica, mas ao redor pela vegetação seca, então o fogo se alastrou muito fácil", disse. 

Local tinha quatro contêineres (Foto: Edilson Omena)

"Havia muito material guardado e que ainda está pegando fogo, estamos fazendo o combate dessas chamas, ainda sem previsão de término da ocorrência", emendou o oficial. 

O militar salientou que tinha muita pólvora, embalagens e fogos de artifício prontos para a comercialização.   

(Foto: Edilson Omena)

"Então muito provavelmente diante dessa situação se tratava sim de uma fábrica clandestina e há possibilidade ainda de novas explosões porque não sabemos do conteúdo que há nesses contêineres, pode haver sim novas explosões", avisou. 

VISTORIA NAS RESIDÊNCIAS AFETADAS

O engenheiro Júlio Henrique, da Defesa Civil Municipal, alegou que ainda será feita a vistoria nas residências que possivelmente tenham sofrido algum dano e só posteriormente pode ser repassado o que eles deverão fazer.

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) também esteve no local, já que a fábrica fica localizada no espaço de mata.

Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para os procedimentos cabíveis. O Samu informou que não existem mais vítimas no local necessitando de atendimento. Estiveram no local duas ambulâncias e o helicóptero do Samu.

Grupamento aéreo sobrevoa o local da explosão e até o momento não foram confirmadas vítimas (Foto: Ascom Samu)

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma nuvem de fumaça no céu, que poderia ter sido provocada por um incêndio.

Vista aérea do local (Foto: Ascom Samu)

O CBM/AL foi acionado às 13h45 para a ocorrência de explosão. Ao chegar ao local, uma vítima foi encontrada no local, na parte externa da fábrica, com queimadura de primeiro grau. Ela foi atendida de imediato. Foram enviados 18 militares e três viaturas, além de duas aeronaves. O combate ao incêndio continua.