Cidades

Propep seleciona estudantes para Bolsa de Apoio à Pesquisa

Inscrição vai até 5 de março; valor da bolsa é de R$ 550 por mês

Por Thâmara Gonzaga / Ascom Ufal 25/02/2023 20h58
Propep seleciona estudantes para Bolsa de Apoio à Pesquisa
Inscrições até 5 de março - Foto: Divulgação

Estudantes de graduação dos campi A. C. Simões, em Maceió, e de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), situado em Rio Largo, podem se inscrever para concorrer a uma das vagas da Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-graduação (BAPIPG) ofertadas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal. O valor da bolsa é de R$ 550 por mês. De acordo com o edital, cinco vagas são para ocupação imediata e haverá também formação de cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março neste link. Ao se inscrever, deve-se anexar cópias do comprovante de matrícula e do histórico analítico, pois os documentos serão utilizados para fins de avaliação dos candidatos. Redação, entrevista, conhecimentos em tecnologia da informação e em língua estrangeira também são critérios para avaliar os inscritos no processo seletivo.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial, ter concluído o primeiro semestre e, além de apresentar bom desempenho acadêmico, ter disponibilidade de 20 horas semanais, não receber outro tipo de bolsa, não possuir outra atividade remunerada. Os demais requisitos estão especificados no edital.

Os candidatos com inscrições homologadas serão convocados por e-mail, a partir do dia 14 de março, para a fase de entrevista e redação. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 30 de março.

Atividades da BAPIPG

A Bolsa de Apoio à Pesquisa, à Inovação e à Pós-Graduação é implementada e gerida pela Propep Ufal. Destina-se atender ao estudante de graduação presencial para o desenvolvimento de atividades fins ou de gestão da pesquisa, da inovação ou da pós-graduação.

Os selecionados pela BAPIPG atuarão em áreas específicas de setores supervisionados pela Propep Ufal, tais como a Comissão de Ética no Uso de Animais, Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, coordenações de Inovação e Empreendedorismo (CIE) e Pós-graduação (CPG), além da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI).

As atividades terão início em abril de 2023. O auxílio financeiro será pago por um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações sobre o processo seletivo no link. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (82) 3214-1069 (das 8h às 14h) ou pelo e-mail [email protected].

Tags: