Cidades

Ex-superintendentes do Ibama-Alagoas prestam homenagem ao órgão pelos 22 anos de criação

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 24/02/2023 12h36 - Atualizado em 24/02/2023 16h09
Ex-superintendentes do Ibama-Alagoas prestam homenagem ao órgão pelos 22 anos de criação
Ex-superintendentes do Ibama-Alagoas prestam homenagem ao órgão pelos seus 22 anos de criação - Foto: Divulgação

Foi em 22 de fevereiro de 1989, quando foi promulgada a Lei nº 7.735, que nascia o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), integrando a gestão ambiental no país, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O Ibama, ao longo de sua história, vem dando respostas concretas aos desafios que se colocam nas questões ambientais, uma vez que desde sua criação, os temas ambientais vêm alcançando novos espaços no Brasil e no mundo.

Para os ex-superintendentes do Ibama Alagoas, Kenny Wilson e Mário Daniel, trabalhar no Ibama-Alagoas foi muito gratificante, além de uma experiência incrível. Kenny Wilson, por exemplo, participou da FPI Alagoas na companhia de profissionais, como a Dra. Lavínia e Dr.Alberto Fonseca do MPE-AL. ``Poder contribuir para melhorar a gestão e dar eficiência na análise de processos, ter convivido com profissionais de outros órgãos, buscando sempre a preservação e conservação ambiental para atingir alguns objetivos foi fundamental, afirma Wilson.

Durante sua gestão, por exemplo, foi estabelecida parcerias com empresas que buscam se adequar às práticas de ESG (ambiental, social e governança), fortalecendo ações ambientais e socioambientais como o CESMAC e ALGÁS. Além disso, o órgão voltou a tratar com o IPMA e o Instituto SOS Caatinga, dois institutos com trabalhos belíssimos em Alagoas, como a recuperação do Mutum de Alagoas e o Macaco-Prego. As parcerias com IMA e o BPA, também foram fundamentais.

``Enfim, foram seis meses de muitas ações em favor do meio ambiente. Parabéns Ibama e ao seu novo presidente, Rodrigo Agostinho, parabéns ao Ministério do Meio Ambiente e à Ministra Marina Silva. E obrigado à Tribuna Independente pela excelente cobertura dos temas relacionados ao meio ambiente´´, finaliza Kenny Wilson.