Cidades

Ecopeneiras são utilizadas para limpeza na faixa de areia das praias de Maceió

Equipamento é novidade na limpeza urbana de Maceió e chega para aperfeiçoar ainda mais os cuidados e a preservação do meio ambiente

Por Alexandre Vieira / Ascom Sudes 23/02/2023 16h28 - Atualizado em 23/02/2023 21h07
Ecopeneiras são utilizadas para limpeza na faixa de areia das praias de Maceió
Desenvolvimento Sustentável inicia a utilização de Ecopeneiras para limpeza na faixa de areia das praias da capital - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Visando aprimorar ainda mais a limpeza urbana de Maceió, a Superintendência Municipal de Maceió iniciou a utilização das Ecopeneiras, equipamentos produzidos para o recolhimento mais eficiente dos "microlixos", resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária. A princípio, seis Ecopeneiras serão utilizadas na faixa de areia próxima do Posto 7, Marco dos Corais, Lopana, Kanoa, Posto do Corpo de Bombeiros e da Capelinha de Jaraguá.

As Ecopeneiras, idealizadas pelo ativista paranaense Diego Saldanha, se juntam a outras ferramentas que a Prefeitura já utiliza na limpeza da orla para coletar materiais como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros que escapam na limpeza tradicional.

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, ideias inovadoras e eficientes devem ser replicadas, ainda mais quando envolve a preservação do meio ambiente.

"Fizemos alguns testes e a Ecopeneira foi aprovada para nos auxiliar na limpeza da faixa de areia. Pode parecer algo pequeno, mas os microlixos são altamente perigosos para a vida marinha. Então, a ferramenta será importante no cuidado com a natureza, além da manutenção da limpeza de um cartão postal da cidade", disse.

Em dezembro do ano passado, a Sudes já havia iniciado a utilização de outro equipamento para a limpeza e higienização do calçadão da orla, a Varredeira Elétrica, que é capaz de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas.

A máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros e conta com uma varredeira de sucção que, graças ao seu sistema de filtragem, é capaz de garantir a filtragem total de poeira fina, mesmo na ausência de água, liberando ar limpo no ambiente durante toda a operação.

"Temos utilizado a tecnologia ao nosso lado visando aumentar as opções de ferramentas para cuidar da limpeza da cidade. Aperfeiçoando nossos serviços, teremos uma cidade sempre limpa, confortável e pronta para receber visitantes, que irão aproveitar as beleza naturais e apreciar nosso cuidado com o meio ambiente", completou a diretora.