Cidades

Viva Magenta: Saiba como usar a cor do ano de 2023 na decoração

Escolhida pela Pantone, a tonalidade, segundo a empresa, transmite energia e vigor

Por Assessoria 23/02/2023 14h58
Viva Magenta: Saiba como usar a cor do ano de 2023 na decoração
Segundo a arquiteta Cris Nunes, a ideia da empresa ao lançar essa cor foi transmitir alegria, otimismo, coragem e muita energia - Foto: Divulgação

Desde 1999, a Pantone vem ditando a cor do ano. A ideia da empresa é indicar a cor que mais terá evidência no ano baseado na cultura do momento, nos acontecimentos que ditam a moda e as tendências. E em 2023, a cor escolhida foi o Viva Magenta. Descendente dos vermelhos, é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais.

Segundo a arquiteta Cris Nunes, a ideia da empresa ao lançar essa cor foi transmitir alegria, otimismo, coragem e muita energia. “Depois de anos tão difíceis, a Pantone lança essa cor viva e vibrante para elevar os ânimos. Para eles chegarem à definição da cor, existe toda uma equipe qualificada de pesquisa envolvida, que estuda desde o comportamento da sociedade, artistas em evidência, filmes, moda, entre outros”, conta.

Mas como usar a cor do ano na decoração? Cris Nunes alerta que por ser uma cor vibrante, o ideal é usar esse tom vindo da família dos vermelhos quentes com tons de rosa em detalhes, como adornos, almofadas e portas. Ela cita que uma parede pintada de viva magenta eleva e embeleza o ambiente, mas destaca que a cor deve ser evitada no quarto e/ou no escritório, pois os tons presentes na tinta podem elevar o nível de estresse, o que não é desejado para esse tipo de espaço.

“O ideal seria utilizar em locais onde queremos disposição e ânimo, como salas e áreas de lazer”, aconselha a arquiteta.

Como combinar?


Para combinar com a cor, a arquiteta cita que quando se pretende ter um ar mais sofisticado no ambiente, o ideal é usar acabamentos mais lisos e até mesmo brilhantes. Mas, se a ideia é criar um ambiente mais aconchegante e simples, pode-se incluir uma textura.

“Na arquitetura, o ideal é ter uma base neutra, com tons de bege, cinza ou branco e ousar no viva magenta em detalhes. Também fica maravilhoso com toques de verde e laranja. Por se tratar de uma cor nada convencional, o importante é ter coragem de ousar, pois com certeza o resultado ficará surpreendente”, enfatiza Cris.

Se você se interessou pelo Viva Magenta, mas não sabe como achá-la, a arquiteta cita algumas cores similares às das paletas de tintas:

Bata indiana, da Coral
Sincera, da Sherwin Williams
Beleza Pura, da Suvinil