Cidades

Cidades litorâneas estão preparadas para receber visitantes neste Carnaval

Paripueira, Marechal Deodoro e Coruripe multiplicam população nesse período com ocupação de hotéis e casas de veraneio

Por Lucas França 18/02/2023 08h56 - Atualizado em 18/02/2023 12h00
Cidades litorâneas estão preparadas para receber visitantes neste Carnaval
Praia do Francês, em Marechal Deodoro, é um dos destinos mais procurados para curtir a folia ou descansar neste feriadão de Carnaval - Foto: Edilson Omena

Cidades alagoanas, principalmente as do litoral seja Norte ou Sul, são destinos certo no Carnaval. Milhares de turistas procuram essas localidades para curtir os dias de folia. Em algumas a população chega a dobrar no período.

Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, tem em torno de 60 mil habitantes. Conforme a secretária Municipal de Turismo, Cláudia Pessôa, o município possui cerca de 2 mil leitos e a perspectiva é de mais de 90% deles ocupados. “Observamos muitas unidades (casas, apartamentos etc.) em aplicativo de aluguel por temporada, o que nos remete a sugerir que mais de 1 mil turistas optem por esse tipo de hospedagem. No município tem muitos imóveis de segunda residência, mas não chega a implicar em múltiplo do número de habitantes, pois Marechal Deodoro é bastante populosa’’, ressalta.

Ainda de acordo com a secretária, a preparação para receber os visitantes teve início ainda em novembro de 2022. “Começamos a nos preparar para o verão em novembro, quando reunimos órgãos e instituições que proveem de serviços entregues ou disponíveis para a população, fixa e a flutuante, ou seja, SMTT, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Iluminação Pública, Guarda Municipal, Saúde, Assistência Social, Limpeza Urbana, Coleta Seletiva e Especial, Gabinete e Turismo (esses Municipais), BRK, Equatorial, Polícia Militar, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Grupo de Salvamento Aquático. Também presentes representantes da Sociedade Civil Organizada. Foi criado um grupo de WhatsApp com esses atores e vamos monitorando as demandas em face do surgimento, especialmente se ocorrer algo fora do planejado. Passamos janeiro e em meados de fevereiro as ocorrências de falta de abastecimento foram pontuais, rapidamente solucionadas, no tocante ao questionado, água e energia elétrica. Seguramente as empresas podem apresentar relatório mais detalhado que subsidiam esse nosso relato’’, pontuou Pessôa.

A secretária conclui dizendo: “nossa expectativa é que tenhamos um Carnaval animado por maravilhosas orquestras de frevo nos tantos blocos que brincarmos pelas ruas de Marechal Deodoro e que cheguemos à Quarta-feira de Cinzas com saldo de alegria, paz e felicidade”.

Além de curtir o Carnaval pelas ruas de Marechal, os turistas devem movimentar a Praia do Francês no período de festa. Na terça-feira (21), o Bloco Siri mole vai agitar o local.

Ainda no Litoral Sul de Alagoas, a cidade de Coruripe também deve receber muitos foliões. O município que tem mais de 50 mil habitantes espera receber entre este sábado (18) a a terça-feira no mínimo 30 mil visitantes, entre fixos e flutuantes.

De acordo com a assessoria de comunicação de Coruripe, os foliões fixos ficam hospedados na rede hoteleira, que é composta por cerca de 50 pousadas e hotéis espalhadas por toda cidade, já com 100% de ocupação dos leitos reservados. “A cultura de alugar casas nesse período é muito forte. Temos um grande público que prefere esse tipo de hospedagem, além daqueles que ficam na casa de parentes e amigos. Os flutuantes geralmente passam o dia nas praias e nos festejos ofertados pela prefeitura e retornam às suas cidades de origem, que geralmente são do entorno’’, explicou a assessoria.

Ainda de acordo com a comunicação da cidade, “o Departamento de Água e Esgoto de mantém um trabalho constante de manutenção nos poços, bombas e em toda de rede de abastecimento de água, inclusive no período dos festejos mantém equipes de plantão para sanar qualquer eventualidade. A Equatorial mantém também constante manutenção da rede elétrica no município e no período festivo conta com as equipes de plantão para remediar quaisquer eventuais problemas’’.

Paripueira deve triplicar número da população durante festejos de Momo

Paripueira tem 16 mil habitantes, mas no feriadão deve subir para 48 mil  (Foto: Edilson Omena)



Em Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, a situação não é diferente, a expectativa do município é receber muitos foliões entre fixos e flutuantes. O secretário Municipal de Turismo, Antônio Moura, diz que a cidade tem 16 mil habitantes, mas no período de Carnaval o número triplica.

“A gente deve ter um aumento de 200% o número de habitantes nesse período. Além disso, deve aumentar também os números de visitantes flutuantes. E já estamos preparados. Tivemos algumas reuniões para adequar à segurança da população e dos visitantes. Nos reunimos com a Equatorial. Debatemos a questão do abastecimento de água. Não só com a prefeitura para com o Governo do Estado e com o Ministério Público. Nos preparamos para minimizar o máximo qualquer tipo de transtorno, como a queda de energia ou falta de água. Nossa expectativa, tendo em vista o que foi debatido nessas tratativas, é de que não haja apagão. Mas, como teremos muito mais gente utilizando desse serviço, pode haver uma sobrecarga, mas já estamos trabalhando nisso. E nos demais serviços, como segurança, limpeza, defesa civil e outros, a Prefeitura já está preparada’’, disse Moura.

O secretário ressaltou ainda que a questão Carnaval foi discutida amplamente com o MP e foi assinado um TAC com participação dos órgãos municipais, estaduais e representantes de blocos. “Isso foi realizado para que tudo ocorra da melhor maneira possível’’.

A empreendedora Raiza Oliveira, moradora da cidade, diz que é inevitável faltar água por conta do número de pessoas. “A gente economizava e dava para chegar até o fim do Carnaval. Nunca precisamos sair da cidade nesse período por conta de imprevistos’’, contou

Em Paripueira, a programação do Carnaval começou na quinta-feira (16), com o bloco Carnaval da Gente. Até a quarta-feira de Cinzas (22), serão 17 blocos. Os shows vão acontecer durante as quatro noites em 16 locais e regionais. Os destaques são Trio da Huanna, Peruano e Devinho Novaes, entre outros.

Em relação à segurança, a assessoria de comunicação disse que além da Polícia Militar, a Prefeitura contrata equipe de segurança particular, Bombeiros Civis e equipe de saúde com ambulâncias. Além disso, foi dobrado o número de enfermeiros e técnicos e o estoque foi abastecido.

A Secretaria de Cultura realizou o cadastro dos ambulantes que vão comercializar durante a festa – a Vigilância Sanitária vai fiscalizar o serviço tanto dos ambulantes quanto bares e restaurantes.

Além disso, para chamar mais atenção, como parte da decoração, foram colocados na cidade pontos instagramáveis em homenagem a Miss Paripueira em parceria com a Secretaria de Turismo. Outra coisa que chama atenção para este período é a ocupação da rede hoteleira que já chega a 95%. Isso sem falar das pessoas que alugam suas casas e ficam na casa de parentes, conforme informou a assessoria da cidade. “Estamos recebendo muitos turistas, tanto do estado quanto de todo o país e até internacionais.”

BRK e Equatorial realizam plano operacional para atender demanda

Para garantir a continuidade do abastecimento durante o período carnavalesco, a BRK montou um plano de ação estratégico, que foi colocado em prática desde o início do verão. A empresa intensificou as vistorias e serviços preventivos nas unidades de produção, tratamento e distribuição de água, além de ampliar o monitoramento remoto dos sistemas que opera. Por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da BRK, as equipes acompanham em tempo real, 24 horas por dia, o funcionamento de 434 unidades operacionais do sistema de abastecimento de água, além de mais de cem pontos de distribuição espalhados pela Região Metropolitana de Maceió. Com a ajuda dessa tecnologia, a empresa consegue detectar rapidamente eventuais alterações e agir para evitar ocorrências de grande porte.

CAMINHÕES-PIPA


Em caso de paralisações emergenciais que ultrapassem 18 horas, a BRK conta com caminhões-pipa para assegurar o abastecimento de água às unidades de serviços essenciais, como postos de saúde, escolas, asilos, centros de assistência social e outros, além de pessoas acamadas, conforme determinado pela agência reguladora. O serviço pode ser solicitado por esses usuários pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia.

EQUATORIAL


O Plano Operacional de Carnaval da Equatorial Alagoas terá equipes de plantão 100% dedicadas para manter a qualidade no fornecimento de energia e em caso de interrupções, restabelecer o sistema elétrico com maior agilidade e segurança para todos. O plano foi estruturado pela concessionária iniciou na sexta-feira (17) e mobiliza quase mil profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de sobreaviso especial com término na quarta-feira (22).

A Equatorial informa que também atuou na manutenção preventiva para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico, em especial nas cidades que nesta época atraem pessoas de outros cantos do país e do exterior. Foram realizadas lavagens de rede, podas de árvores para diminuir as incidências de vegetações nas redes elétricas, além da revisão em transformadores e outros equipamentos.

“Nosso plano está bem estruturado e reitera o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o estado de Alagoas. Em todas as ações executadas, a proposta da empresa é sempre oferecer o melhor fornecimento de energia e um rápido atendimento às eventuais faltas de energia. Isso é fundamental! E nessas épocas festivas, nossas equipes reforçam as manutenções preventivas com antecedência”, explica o presidente da Equatorial, Humberto Soares.

Durante todo o plantão equipes técnicas estarão localizadas em pontos estratégicos nas cidades de Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Barra de São Miguel, Coruripe e Piranhas para atender a eventuais ocorrências, como substituição de postes e transformadores.