Cidades

Especialistas apostam em brilhos nos looks e makes

Consultoras de moda e maquiadora destacam que conforto e equilíbrio são melhores apostas para quem quer fazer bonito no Carnaval

Por Luciana Beder – Colaboradora com Tribuna Independente 17/02/2023 10h36 - Atualizado em 17/02/2023 18h28
Especialistas apostam em brilhos nos looks e makes
Looks devem ter como base o conforto, para curtir a festa até o fim, e estar em harmonia com a make; no casos das fantasias, é preciso se identificar - Foto: Cortesia

Com o feriado de Carnaval chegando, os apaixonados pela folia procuram ficar por dentro das tendências de moda e maquiagem para curtir a festa em grande estilo. E o brilho é a palavra de ordem, segundo especialistas.

“Como tendência principal teremos os brilhos e os acessórios que são parte fundamental na transformação dos looks de carnaval, já que eles fazem toda a diferença no final, deixando o visual mais colorido, inusitado e criativo, complementando ainda mais as fantasias e transparecendo muita criatividade”, afirmou a consultora de imagem Rayanne Araújo.

Segundo Araújo, os looks devem ter como base o conforto para curtir a festa até o fim. “Os looks dependem do tipo de festa, mas devem ter como base o conforto para que você possa curtir a festa até o fim e arrasar com um visual estiloso. Então, os bodies combinados com meia arrastão estão fazendo sucesso nos looks moderninhos de Carnaval para bloquinhos de rua. Já os abadás nunca saem de moda e deixam o visual fresquinho para curtir a folia em pleno camarote. O tênis cairá bem nas duas ocasiões, mas a plataforma será ideal para locais com uma melhor estrutura e apoio”, disse.

A consultora de imagem Juliana Falcão também ressaltou que brilho de todo o tipo é tendência no Carnaval. “Muito brilho, de todo tipo: paetê, glitter, lantejoula, metalizado, peças holográficas, franjas, tiaras temáticas, hot pants com cropped, body com meia arrastão, sandálias com amarrações, ombreiras com franjas, vestimentas com cunhos de manifestações políticas e sociais”, afirmou.

De acordo com Falcão, as fantasias são sempre bem-vindas e o mais importante é não usar algo que não se identifique. “As fantasias chegaram para ficar, principalmente as mais criativas e também as tradicionais. O mais importante é não usar algo que não te representa. Se você é avessa a brilho ou roupa mais curta e fizer uso desses elementos apenas para se integrar no grupo, não vai se sentir bem. Respeitar a própria essência é o ponto primordial para não errar”, disse.

Sobre os acessórios, as consultoras afirmam que são fundamentais em qualquer produção carnavalesca, sendo a cereja do look. Agora no Carnaval, as tiaras com nomes, frases, franjas, brilho e pompons serão a sensação, realçando ainda mais o look. E a dica para quem não quer errar na mistura dos acessórios é procurar uma cor em comum entre o acessório e a roupa.

Na maquiagem, a maquiadora e hair stylist Rebeca Alves também indica o brilho para o Carnaval. “É uma época do ano que podemos ousar de todas as formas, usar glitter, usar pedras. Claro que existem pessoas que gostam de algo mais simples e pessoas que gostam de algo mais exagerado. Acho que esse ano muitas pessoas estão optando pelo simples, por causa do calor, mas o glitter não deixa de ser utilizado de forma alguma. Pode utilizar delineado colorido com pedrinhas, glitter, brilho, neon, que sempre estão presentes no Carnaval”, afirmou.

A recomendação que a maquiadora tem dado para os clientes é optar por uma pele mais leve, por causa do sol. “Não adianta colocar muito produto, uma base de alta cobertura para, quando chegar no evento, derreter. É importante hidratar a pele e hoje existe protetor solar com base, então você pode usar esse tipo de base e aplicar glitter e colocar uma cor nos olhos que chame atenção”, disse.

Maquiadora e hair stylist Rebeca Alves também indica o brilho para o Carnaval (Foto: Adailson Calheiros)

Alves ressaltou que é preciso ter cuidado com a combinação look e make. “Quando você está exagerando no figurino, não pode exagerar na maquiagem e vice-versa, tem que saber dosar para não ficar muito pesado. Então, se colocar um look com muito brilho, como, por exemplo, paetê, coloca uma maquiagem com cor neutra. Não há necessidade de colocar brilho no rosto, você pode usar cores para agregar, por ser Carnaval, para alegrar ainda mais o look ou fantasia, mas de uma forma sutil, como, por exemplo, usando o tom do paetê, fazendo um esfumado da cor dele e colocando um glitterzinho bem de leve. Mas, se usar um look simples, pode abusar na pele, nos olhos, em tudo porque o foco estará no rosto”, afirmou.

E a dica para o cabelo da hair stylist são penteados práticos. “Pode fazer tranças como tranças embutidas com fitinhas neon, por exemplo, rabo de cavalo e coques que são práticos, são penteados que dá para fazer em casa e aguentam o calor”, disse.