Cidades
Treze de Maio fará desfile histórico pelo Jacintinho
Única representante da parte alta de Maceió e com 51 anos de folia, escola de samba exalta amor ao bairro neste sábado
Com o samba enredo “Jacintinho me orgulho tanto de você”, composição escrita pelo poeta Jorge Amorim, e puxada pelos cantores Robson e Daniel, a escola de Samba do Jacintinho, que completa 51 anos de folia em 2023, e que sempre combateu o preconceito e destacou as belezas de Alagoas, vai fazer um desfile pelas ruas enaltecendo o amor ao próprio bairro.
No desfile indoor, neste sábado (18), a partir das 20h, a Treze de Maio, atuando com integrantes da comunidade, quer manter a tradição de estar, sempre, entre as mais destacadas do Carnaval de Alagoas, mesmo sem o tradicional concurso na orla da Pajuçara.
A Escola de Samba Treze de Maio é a única representante da parte alta de Maceió. Sua sede histórica fica na rua da Floresta, Jacintinho, e completa 53 anos com uma história que sempre esteve ligada ao movimento de libertação dos negros em Alagoas.
Fundada em 13 de maio de 1972 por um grupo de amigos da Rua da Floresta, tendo à frente o carnavalesco pernambucano Manoel Joaquim do Nascimento, mais conhecido por Índio, a escola tem uma trajetória popular de muita garra e samba no pé. Na passarela do samba, nos desfiles de ruas ou em apresentações, têm se destacando desde o seu primeiro desfile, sempre entre as melhores de Alagoas.
Como a Treze de Maio mora no coração da comunidade, conta, quase sempre, com seus mais de 500 componentes, moradores do Jacintinho e bairros vizinhos. Seus enredos, compostos por compositores locais, destacam sempre as belezas naturais de Alagoas, a riqueza do folclore, a diversidade do artesanato e a hospitalidade do povo alagoano. Em 2023 o samba enredo será o amor ao bairro.
E é na folia de Momo que a Treze de Maio se esbalda, todo ano, se reinventando, fazendo do carnaval mais que uma festa, e sim uma diversão perene, que espalha alegria e felicidade.
Além de desfilar e brilhar na avenida, o presidente Marcos Antônio quer a escola trabalhando em defesa dos associados e do bem-estar social da comunidade. Para isso vai para as ruas do bairro com todo seu elenco de atrações, como o mestre de bateria Júnior, os passistas Beto e Carlos Rosa, o mestre sala Raone e a porta-bandeira Raissa, além da rainha de bateria Adriana, todos moradores do próprio bairro.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção