Cidades
UNICEF promove evento em Maceió para discutir enfrentamento às mudanças climáticas com adolescentes alagoanos
Encontro Estadual dos Nucas – Edição Alagoas será realizado nesta quinta-feira (16), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, vai reunir mais de 100 adolescentes de 43 municípios alagoanos
Cerca de 100 adolescentes de 43 municípios alagoanos se reúnem, nesta quinta-feira (16), em Maceió, para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas e o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente e na saúde das pessoas. A proposta é que o grupo reflita, de forma conjunta, em soluções e retornem a suas cidades com ideias para engajar a comunidade e a gestão municipal. O Encontro Estadual dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas) – Edição Alagoas faz parte das atividades da agenda do Selo UNICEF 2021-2024 no Estado, iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
Durante o evento, os adolescentes irão participar de uma série de debates sobre as temáticas para que eles construam conhecimento sobre as questões e estimulem discussões mais amplas sobre a proteção do meio ambiente. “A participação cidadã dos adolescentes é um dos grandes pilares do Selo UNICEF. Eles devem ser vozes ativas nos municípios na busca por uma sociedade menos desigual e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes”, disse a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, Luiza de Sá Leitão.
Com o mote “O Clima e a Alimentação que queremos”, os participantes serão convidados a buscar soluções aos desafios vivenciados nas suas comunidades e compartilhar com os demais integrantes. O encontro também vai apresentar vídeos produzidos pelos Nucas durante o Desafio #EntrenoClima e #NUCAspelaAlimentaçãoSaudável, ação que selecionou os 43 Nucas para o evento, e que estimulou a criatividade para produção de peças inovadoras, divertidas e com muito conhecimento sobre os temas do evento.
“Todas estas atividades esperam não apenas desenvolver uma postura crítica, mas também despertar a importância de uma participação ativa e engajadora em defesa do meio ambiente no lugar em que eles vivem e que eles possam levar essas reflexões para a escola, espaços públicos, organizações, redes, coletivos, entre outros locais que eles tenham voz ativa”, disse Luiza Leitão.
O Encontro Estadual dos Nucas – Edição Alagoas, que será realizado das 8h às 16h no Hotel Maceió Atlantic Suítes, é uma iniciativa do UNICEF e organizado pela Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF em Alagoas. Dos 102 municípios alagoanos, 81 aderiram à iniciativa, assumindo o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Nucas em Alagoas - Alagoas tem 68 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Nestes espaços, eles têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, liderança e planejamento. Na atual edição do Selo UNICEF, eles são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.
O Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém