Cidades

Prefeitura retira garrafas pet, botijão e outros objetos de galeria na Avenida Dona Constança

Seminfra fez um trabalho integrado entre as equipes de Drenagem e Manutenção de Vias

Por Mariane Rodrigues / Ascom Seminfra 11/02/2023 21h18
Prefeitura retira garrafas pet, botijão e outros objetos de galeria na Avenida Dona Constança
Até troncos de árvores de quatro metros foram encontrados obstruindo o sistema de drenagem na região - Foto: Junior Bertoldo / Ascom Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou diversos tipos de entulhos da galeria de águas pluviais, neste sábado (11), após a identificação, por meio de videoinspeção, da existência de uma geladeira no sistema de drenagem da Avenida Dona Constança, na Mangabeiras.

Dentre os materiais retirados estavam centenas de garrafas pets, bonecas, lâmpadas, capacete, carcaça de geladeira, bicicleta infantil, botijão, e até troncos de árvores de mais de quase quatro metros, sendo necessário parti-los ao meio para conseguir efetuar a retirada de dentro do sistema de galeria.

Para realizar o serviço de desobstrução na avenida, que é uma das mais movimentadas de Maceió, a Seminfra fez um trabalho integrado entre as equipes de Drenagem e Manutenção de Vias, porque foi necessária a abertura do pavimento, devido à quantidade de entulho.

De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a quantidade de entulho deu para encher uma caçamba. O material estava impedindo o funcionamento normal, provocando alagamentos nas vias.

“A gente fez um serviço de inspeção no sistema de drenagem do canal que faz o escoamento dessas águas e conseguiu identificar uma obstrução quase que total do sistema causada por lixo. Esse lixo vinha provocando mau funcionamento do canal, gerando alagamento. A partir daí, as equipes de manutenção realizaram um serviço de desobstrução. Agora vamos realizar a manutenção para retirar o material sólido que está no canal para que ele volte a funcionar normalmente e evite o alagamento que vem há tanto tempo trazendo problemas e transtornos para aqueles que residem e transitam no local”, explicou o coordenador.

De janeiro a dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió retirou, durante serviços preventivos, 1.231.000 quilos de entulhos do sistema de galerias espalhados pela capital.

O órgão tem utilizado tecnologias avançadas para a desobstrução, como caminhões de hidrojato e equipamentos de videoinspeção, capazes de detectar problemas no sistema em locais onde os trabalhadores não conseguem ter acesso.

Confira mais fotos: (Junior Bertoldo / Ascom Seminfra)