Cidades
Pinto da Madrugada: foliões ressaltam a importância do bloco para Alagoas
Com o tema 'O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida!', 18 orquestras de frevo fizeram a alegria dos foliões

Após dois anos sem desfile pela orla de Maceió, por conta da pandemia da Covid-19, o maior e mais democrático bloco do estado, o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, que completa 25 anos de criação em 2023, desfilou na manhã deste sábado (11), arrastando uma multidão.
Este ano, o bloco trouxe para a 'avenida', o tema “O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida!”. E para fazer esse brinde e fazer o folião cair na avenida, 18 orquestras de frevo se apresentaram em todo o percurso do bloco.
Hermann Braga, diretor da agremiação, disse que o objetivo é de fato celebrar amizade, a família e levar diversão para todos os foliões.
"O Pinto da Madrugada é cultura, é frevo e alegria. E após esses dois anos de pandemia, celebrar a vida é importante'', ressalta Braga acrescentando que, além disso, o bloco movimenta a economia do estado. "É um vetor importante para a economia criativa'', disse.
A orla virou um 'mar de gente', com muita criatividade em fantasias e frevo no pé, os amantes da folia não se intimidaram com o sol e nem o calor. Os termômetros marcaram 30º C pela manhã. Mas isso foi apenas um detalhe.

Um grupo de amigos que veio da cidade de Cajueiro, na Zona da Mata Alagoana especialmente para o Pinto da Madrugada, disse que a festa estava linda e o tema escolhido não poderia ser outro. "Viemos de Cajueiro para curtir o maior bloco popular de Alagoas e foi melhor do que nossa expectativa. Celebrar a vida com saúde e alegria acompanhados de quem a gente gosta não tem comparação e fazer isso neste bloco que arrasta multidões é sem igual''.

A maceioense Lívia também falou da emoção dessa volta após os dois anos parados. "Estou muito feliz, o Carnaval é justamente isso. Alegria! Um bloco da diversidade e para todas as idades. Sem abadás pré-definidos, aqui cada um monta sua fantasia ou vem com a roupa que quiser'', pontuou acrescentando que ela e amigas decidiram fazer um abadá para o grupo.
E por falar em se vestir para cair no frevo, não faltou criatividade para os foliões na hora de escolher a fantasia. Super heróis, fadas, noivas, índios, vilões, piratas e até Avatares foram vistos por toda orla de Maceió.

Este sábado foi o penúltimo dia das prévias de Carnaval promovidas pela Liga Carnavalesca de Maceió em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa (Secult), e Prefeitura de Maceió.
O último dia de prévias de Carnaval acontece neste domingo (12), com uma programação totalmente gratuita para os alagoanos e turistas.
E a folia começa logo cedo. A partir das 11h, os blocos Vulcão, Turma da Esquina, Porteiros e Zeladores, FutBarca e Bloco Rasgando Couro Rock Maracatu sairão pela orla.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressalta a importância dessa que é uma das festas mais importantes para o povo alagoano. “As prévias de Maceió são tradicionais no Carnaval de Alagoas, que leva alegria aos alagoanos e turistas e aquece a economia local. O governador Paulo Dantas entende essa importância e, mais uma vez, o Governo do Estado apoia as prévias de Carnaval”, destacou.
Confira a programação
Domingo (12)
Circuito Pajuçara/Ponta Verde
11h Bloco Vulcão
11h30 Bloco Turma da Esquina
12h Bloco Porteiros e Zeladores
12h30 Bloco FutBarca
13h Bloco Rasgando Couro Rock Maracatu

Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia