Cidades

SMTT realiza blitz educativa e faz alerta sobre os perigos de beber e dirigir

Ação levou orientação para garantir a segurança viária durante o período carnavalesco

Por Ascom SMTT 10/02/2023 23h26
SMTT realiza blitz educativa e faz alerta sobre os perigos de beber e dirigir
Equipes alertaram condutores sobre os riscos de beber e dirigir - Foto: Evinho Silva / Ascom SMTT

Para conscientizar os condutores sobre a mistura perigosa de álcool e direção, sobretudo no período das prévias carnavalescas, as equipes de Educação para a Mobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizaram, nesta sexta-feira (10), uma blitz educativa na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Cruz das Almas.

Com o tema “No trânsito e no carnaval, escolha a vida”, a iniciativa contou com abordagens aos diversos veículos que seguiam em direção ao Litoral Norte. A ação estratégica teve o intuito de alcançar famílias que, nesta época do ano, se deslocam para outras cidades. Pais foram orientados sobre o transporte seguro e correto de crianças, além da importância do uso de equipamentos de retenção.

"A grande maioria dos sinistros de trânsito com vítimas são causados pela direção após o uso do álcool. Para evitar estes casos, nós estamos orientando sobre utilizar a direção da maneira correta tomando todos os cuidados, o uso dos equipamentos de segurança como o cinto e os demais dispositivos de retenções", relatou a coordenadora de Educação para a Mobilidade da SMTT, Inês Pessoa.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), beber e dirigir é crime e infração gravíssima, com multa multiplicada por 10, totalizando R$ 2.934,70. O condutor flagrado tem o direito de dirigir suspenso por um ano.

Além da distribuição de panfletos e mensagens de conscientização sobre os perigos da direção sob efeito de bebida alcoólica, os condutores também receberam brindes, a exemplo de ecobags e chaveiros. As crianças não ficaram de fora da operação e também receberam copos e garrafas squeezes.

“Ações como esta são muito importantes, já que nem todos têm consciência e acabam bebendo e dirigindo, e tiram a vida de pessoas que estão indo trabalhar ou em momentos em família. Esse trabalho, junto as fiscalizações, reduzem esses riscos”, relatou o motociclista, Davi Lopes.