Cidades

Morre, aos 80 anos, o historiador Luiz Sávio de Almeida

Escritor, historiador e professor emérito da Universidade Federal de Alagoas deixa um legado para cultura e educação

Por Tribuna Hoje 10/02/2023 12h06 - Atualizado em 10/02/2023 14h29
Morre, aos 80 anos, o historiador Luiz Sávio de Almeida
Luiz Sávio de Almeida, professor e historiador - Foto: Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (10), o professor Luiz Sávio de Almeida, aos 80 anos, um dos maiores historiadores de Alagoas. Escritor, historiador e professor emérito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sávio dedicou décadas de sua vida à cultura alagoana, a educação pública e para a história do estado. Ele deixa um legado dos mais relevantes na pesquisa alagoana com vasto material resultado de pesquisas sobre o indígena e a política nordestina.

No currículo acadêmico, Sávio de Almeida era graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (1965), mestrado em Educação - Michigan State University (1973) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995).

O professor será velado ainda nesta sexta-feira (10), na capela 4 do Campo Santo Parque das Flores, em Maceió, e em seguida acontece o sepultamento, às 18h.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), postou uma nota de pesar pelo falecimento do historiador. Veja. 

''É com profundo pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA), Luiz Sávio de Almeida, ocorrido nesta sexta-feira (10).

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestre em Educação e doutor em História, Luiz Sávio foi professor emérito da Ufal e dedicou décadas de sua vida para colaborar com a cultura, a educação pública e a historiografia de Alagoas.

É impossível conhecer a história do Estado sem passar pelos escritos do docente, que inclusive foi um dos autores mais vendidos da Editora da Ufal (Edufal).

Sávio será sempre lembrado pela humildade, generosidade intelectual e por nunca abandonar sua humanidade em meio às ideias. Suas relevantes contribuições para a sociedade e seu jeito afetuoso, simples e atencioso permanecerão com todos aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer.

O docente será velado ainda nesta sexta-feira (10), na capela 4, do Campo Santo Parque das Flores, em Maceió, e em seguida acontece o sepultamento, às 18h.

A Adufal lamenta sua partida e manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos do professor neste difícil momento de luto''.


A informação de sua morte foi divulgada por colegas de trabalho e familiares em redes sociais. O jornalista e escritor Enio Lins, postou em seu perfil no Instagram uma homenagem ao historiador.