Cidades

Carnaval: retiros são alternativas para quem deseja fugir da folia

Programação é extensa e atende uma diversidade de público na capital e no interior

Por Lucas França com Tribuna Independente 09/02/2023 10h04 - Atualizado em 09/02/2023 10h28
Carnaval: retiros são alternativas para quem deseja fugir da folia
Retiro Renascer acontece de 19 a 21 de fevereiro na Escola Maria das Graças Sá Teixeira, no Feitosa - Foto: Cortesia

Frevo, axé, trio elétrico, confete, fantasias e muita serpentina para todos os lados. Nesta época do ano parece que tudo se remete ao Carnaval. Para as pessoas que amam uma folia parece ser o paraíso, mas nem todos querem estar em blocos ou atrás do trio. E para muitos jovens, adultos e até crianças que optam pela calmaria e um momento mais íntimo com Deus, os retiros espirituais são opções nesse período.

E é pensando nesse público que não gosta da festa de Momo que igrejas de diversas religiões realizam retiros de Carnaval, permitindo aos participantes encontros com Deus, consigo mesmo, tempo para meditação ou atividades de recreação. Entre as atividades que fazem parte das programações, estão pregações, shows, louvores, meditação, missas e cultos.

Maria Luciléia, por exemplo, irá passar o Carnaval em um retiro no parque ecológico de Quebrangulo, no Agreste de Alagoas. Ela faz parte do movimento Caminhada Comunitária com Cristo (CCC) da igreja Católica. E a decisão, segundo ela, é motivada para ter um momento maior de renovação da fé. “É um momento para desconectar-se do mundo e conectar-se a si mesmo. E este momento na companhia de Deus, ouvindo sua palavra é muito importante’’, conta.

Em Maceió, por exemplo, uma das opções é o retiro Renascer 2023. Com o tema: “Minha alma engrandece o Senhor’’, o evento é promovido pela Comunidade Católica Shalom e este ano a expectativa de público é entre 300 a 400 pessoas por dia.

De acordo com um dos organizadores do Renascer, Neto Bertoldo, o objetivo é proporcionar uma experiência do homem com o amor de Deus neste período de festa. “Onde há tantas outras propostas que ferem a dignidade da pessoa humana e expõem os jovens ao uso de drogas e outros vícios, o Renascer é esse lugar de descanso, no qual as pessoas podem fazer uma escolha diferente, uma escolha de alegria e uma alegria baseada em Deus, que é uma alegria que não passa. E a experiência verdadeira com Jesus nos leva a isso’’.

Bertoldo afirma que quem vai para o retiro não perde nada, ao contrário, agrega. “De perto e de longe, crianças, jovens e adultos, todos convivem em harmonia, promovem o respeito e, juntos, constroem uma cultura de paz. O local se transforma em um ambiente de irradiação de amor e fé. Quem vai é bem recebido. O clima é de confraternização e segurança. A pregação da palavra de Deus é um dos pontos altos do retiro; as sagradas escrituras são palavra viva, tocante, que transformam vidas, que propõem novos desafios, que dão novos rumos às nossas vidas”, afirma.

Ainda segundo Neto, na programação acontece celebração eucarística e momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, aprofundando os participantes nos mistérios da fé. “É um retiro que faz com que o Carnaval esteja vivo de tal forma no nosso coração e na nossa memória por muitos anos. É participar de uma experiência nova, de uma experiência diferente, de uma alegria que não passa que enche o coração e nos faz viver, respirar, amar e servir. É daquela alegria que só Jesus Cristo pode plenificar nossos corações. São dias especiais, com oração, com música, com pregações, com experiência de fraternidade e, sobretudo, com a graça que mudará a sua vida. Com a graça de Deus, você terá a oportunidade de encontrar essa alegria, que é o transbordamento da verdadeira felicidade’’.

O Renascer acontece do dia 19 a 21 de fevereiro e é aberto a todos os públicos, inclusive com o Renascer Kids. Este ano será realizado na Escola Maria das Graças de Sá Teixeira, Avenida Governador Lamenha Filho, s/n, Feitosa. A entrada é gratuita.

A primeira edição do Renascer ocorreu em Fortaleza em 1986. Desde então, o evento cresceu e hoje já é realizado em mais de 110 cidades do Brasil e também em cidades de outros países, segundo a organização.

Além desse encontro, a Arquidiocese de Maceió também tem uma vasta programação de outros retiros católicos.

Igrejas evangélicas também têm momento com Deus no período

Para os cristãos evangélicos, as opções também são muitas. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus vai realizar de 18 a 21 de fevereiro, a 34ª edição do Retiro da União de Mocidade da Assembleia de Deus do Farol (REUMADF) no Bosque Fazenda Belo Horizonte, em Campo Alegre.

Segundo a organização, a maioria dos participantes já fazem parte da juventude da Assembleia de Deus do Farol, igreja sede. Mas algumas vagas são abertas para pessoas de outras igrejas que querem ir. Em média são 140 que irão fazer um investimento de R$ 550 para ter este momento com Deus. O investimento inclui transporte, hospedagem e alimentação.

34ª edição do Retiro da União de Mocidade da Assembleia de Deus do Farol (REUMADF) vai reunir cerca de 140 jovens (Foto: Cortesia)

A programação tem diversas atividades, entre cultos, vigílias, pequenos grupos de estudo, gincanas e momentos de lazer. O tema este ano será Migalhas ao rei: dando nada a um Deus que é tudo. “E abordará sobre nossas prioridades como cristãos, que tantas vezes escolhemos dar prioridade a outras coisas e não a Deus”.

Já nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, a Comunidade Evangélica Adonai realiza em retiro espiritual em Marechal Deodoro aberto ao público. “Qualquer pessoa independente da denominação religiosa. E Expectativa é de 150 pessoas. A programação é extensa, pela manhã: teremos estudos bíblicos, à tarde momento de lazer e a noite culta”, disse o reverendo Jorge Sutareli.

Ainda segundo o reverendo, os participantes terão que investir R$ 200 para custear o local, café, almoço, janta e toda a parte recreativa. Criança de até 9 anos de idade não paga. O encontro terá como temática “Uma Nova História".

De 18 a 21 de fevereiro, a Comunidade Evangélica Adonai realiza em retiro espiritual em Marechal Deodoro aberto ao público (Foto: Cortesia)

Para o pastor Farley, da Igreja Batista do Farol, os retiros espirituais podem trazer experiências prazerosas e divertidas. 

''O apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas afirma que se vivermos pelo Espírito, não iremos satisfazer os desejos da carne (5:16). E isso não significa que não possamos ser alegres, viver experiências prazerosas e nos divertirmos. Pelo contrário, o Reino de Deus é um reino de alegria, porém, quando deixamos de alimentar o espírito e alimentamos somente os desejos da carne nos afastamos de Deus e deixamos de viver dentro do propósito para o qual fomos criados – que é glorificar a Ele com nossas vidas. Viver somente sendo guiados pelo desejo, de maneira hedonista, faz com que a imagem de Deus em nós comece a ser distorcida e as coisas vão perdendo sentido. Daí a importância de alimentar o espírito diariamente e a aproveitar feriados como este, principalmente o Carnaval, para irmos na direção oposta, ao invés de nos entregarmos à carne, investir em um tempo maior com Deus, enriquecendo nossa espiritualidade, nos conectando mais conosco mesmos, com o Senhor e com nossos irmãos'', disse o pastor.