Cidades

Escola de Samba Girassol completa 40 anos de Carnaval

Tradicional escola de samba do bairro da Ponta Grossa comemora data festiva com desfile histórico no dia 19 de fevereiro

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 09/02/2023 09h36
Escola de Samba Girassol completa 40 anos de Carnaval
Nonato Lopes é presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Maceió e presidente de honra da Girassol, da Ponta Grossa - Foto: Edilson Omena

A partir desta edição, e até o dia 18, sábado de Zé Pereira, data oficial do início do Carnaval 2023, a Tribuna Independente estará publicando reportagens especiais sobre as quatro escolas de samba que fazem parte da Liga Independente das Escolas de Samba de Maceió, que diferentemente dos anos anteriores à pandemia de Covid-19, não irão desfilar no tradicional circuito da Pajuçara, e sim terão desfiles nos próprios bairros de origem. O Especial Carnaval começa com a Escola de Samba Girassol, da Ponta Grossa, segue com a Unidos do Poço, do bairro do Poço, Gaviões da Pajuçara, da Pajuçara e Ponta da Terra, encerrando com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Treze de Maio, do Jacintinho.

A Escola de Samba Girassol, representante da zona sul de Maceió foi fundada em 1983 por integrantes da charanga do time de futebol Ipiranga, que virou bloco, desfilando no carnaval de 1982. Um ano depois nasceu a escola, que completará 40 anos com um desfile histórico no próximo dia 19, com saída prevista da sede da escola às 16 horas, levando para as ruas do bairro da Ponta Grossa seus mais de 300 componentes com um samba enredo que conta exatamente a história da escola. As atrações da Girassol são a Rainha de Bateria Williane Regina e a Porta Bandeira Ana Clara. Como Mestre Sala o experiente Nego Luz e como Diretor de Bateria o conhecido mestre Luan Santos.

Quando o time do Ipiranga, que era formado por jogadores das ruas Cabo Reis e Félix Bandeira, resolveram criar, juntamente com torcedores, uma charanga para animar as partidas, muitos integrantes já pensavam em voos mais altos. Tanto é que no carnaval de 1982, a galera resolveu levar a charanga do Ipiranga para desfilar na Avenida da Paz, no corredor da folia, organizado pela Prefeitura.

“Saímos do Conjunto Joaquim Leão em direção à orla, no caminho o bloco foi crescendo e arrastando foliões, cantando a música ‘Na onda do cacique eu vou, porque caciqueano eu sou’, um dos sucessos daquele carnaval. Desfilamos com muito samba e muita alegria. Ganhamos da Loja Universal Móveis um aparelho de tevê, como o bloco mais animado da noite”, relata Nonato Lopes, um dos integrantes do time Ipiranga, presidente da Liga das Escolas e presidente de honra da Girassol. Depois disso, o grupo realizou várias reuniões e decidiu transformar o bloco numa escola de samba.

Assim, os bairros da Zona Sul, principalmente Ponta Grossa e Vergel do Lago, ganhavam uma Escola de Samba. No Carnaval do ano 2000, foi a grande campeã, com o samba enredo “A Trajetória de Uma Exuberante Portuguesa”, que narrava a passagem da corte portuguesa por Alagoas. Em 2006 a Girassol conquista seu segundo título de campeã. Em 2009, conquistou o quarto lugar, com o enredo “Mãe natureza, que Beleza! Cuidado, vida e saúde com certeza”.

Escola de samba passou a figurar entre as melhores de Maceió

Em 2011 foi novamente campeã. Do tricampeonato para cá, a Girassol passou a figurar entre as melhores escolas de samba de Maceió, fazendo do carnaval um momento de alegria, paixão e descontração. Em 2014, sagrou-se vice-campeã.

Em 2018, a Girassol destacou os melhores escritores alagoanos. No ano seguinte, 2019, o último antes da pandemia do novo coronavírus, a Girassol veio com o enredo “Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana”. No Carnaval de 2020, já sob um novo formato de desfile, por conta do distanciamento social, a Girassol se apresentou com o samba enredo “Tão Belo é o Meu Nordeste, o Destino Cada Vez mais Procurado”. Fez o maior sucesso e deixou no coração de todos um sentimento de justiça, ao defender uma das regiões mais discriminadas do país, apesar da sua pujança econômica e da sua exuberante cultura. Finalmente em 2021, a Girassol comemorou dez anos do seu terceiro título de campeã do Carnaval de Maceió.

Para o atual presidente da escola, Claudio Galego, “a Girassol tornou-se um verdadeiro ponto de referência para os grupos culturais da Zona Sul de Maceió, recebendo todos de braços abertos, sem discriminação de cor, raça, credo religioso, opção sexual ou condição social. Promovendo, sempre que possível, ações sociais em benefício da comunidade e defendendo os direitos dos associados, com ética, transparência e responsabilidade social”.