Cidades

Vara de Execuções Penais recebe doação de 423 obras literárias da Edufal

As 228 revistas e 195 livros serão destinados ao acervo das bibliotecas do Sistema Prisional do estado, com o objetivo de aproximar a leitura dos reeducandos

Por Mark Nascimento / Dicom TJ/AL 01/02/2023 16h35
Vara de Execuções Penais recebe doação de 423 obras literárias da Edufal
Diego Dantas, Alexandre Machado, Miriely Silva, Cinthya Moreno e Ivamilson Barbalho. Diego Dantas, Alexandre Machado, Miriely Silva, Cinthya Moreno e Ivamilson Barbalho - Foto: Dicom TJ/AL

A 16ª Vara Criminal da Capital (Execuções Penais) recebeu uma doação de 423 livros e revistas da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), nesta quarta-feira (1). As 228 revistas e 195 livros serão destinados ao acervo das bibliotecas do Sistema Prisional do estado, com o objetivo de aproximar a leitura dos reeducandos.

As obras doadas possuem temáticas das áreas de História, Filosofia, Sociologia, Linguística, Literatura e Poesia. Além de permitir momentos de estudos e lazer, os reeducandos também podem reduzir suas penas através do hábito da leitura. Cada obra lida vai permitir ao custodiado a redução de quatro dias de pena.

De acordo com o juiz Alexandre Machado, titular da 16ª Vara Criminal, o reeducando se beneficia ainda do poder transformador da leitura, que confere mais humanidade ao indivíduo, especialmente aquele que está privado de sua liberdade.

“A leitura permite que a pessoa reflita sobre os seus atos, se autorresponsabilize, elabore um outro olhar em relação ao seu semelhante, busque outras formas de solução do conflito se não pelo emprego da violência. Os reeducandos passam pela educação para se ressocializar e voltar à sociedade transformados”, afirmou o juiz Alexandre Machado.

O diretor da Edufal, o professor Ivamilson Barbalho, explicou que a ação é um pontapé para reforçar a parceria entre a Edufal, o Judiciário e o Sistema Prisional para futuras doações. “Esperamos que esses livros e os próximos contribuam do ponto de vista físico e do manuseio entre as pessoas que irão utilizá-los”.

“As pessoas privadas de liberdade terem acesso a um conhecimento de qualidade e ao hábito da leitura não fica só entre as grades do sistema prisional, fica também além dos muros”, afirmou Cinthya Moreno, gerente de educação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A ação ocorre no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Doação de Livros, no dia 13 de fevereiro. Qualquer instituição pública ou privada pode doar livros com o objetivo de reforçar o acervo literário do sistema prisional. As doações podem ser entregues na Vara de Execuções Penais ou na Escola Superior de Magistratura (Esmal).