Cidades

Samu atua em parto pélvico no Benedito Bentes, mas bebê é internado em estado grave

Caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (18)

Por Ascom Samu e Ascom Sesau 18/01/2023 15h10 - Atualizado em 18/01/2023 19h19
Samu atua em parto pélvico no Benedito Bentes, mas bebê é internado em estado grave
Bebê estava em posição contrária ao parto normal - Foto: Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado às 7h desta quarta-feira (18) para atender uma gestante em trabalho de parto no bairro do Benedito Bentes, em Maceió.

A paciente, um mulher de 27 anos grávida pela sexta vez foi socorrida inicialmente pela equipe de uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu Alagoas. Ao perceber se tratar se um parto pélvico, quando a criança está na posição contrária para um parto natural e "sentada" na barriga da mãe, a equipe acionou uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) para realizar procedimentos avançados.

A equipe médica da USA fez então a interceptação dos pacientes e, de acordo com o médico socorrista do Samu Alagoas, Carlos Jorge, a criança nasceu já em parada cardiorrespiratória. “A pequena teve aspiração de mecônio e precisamos realizar reanimação cardiopulmonar, aspiração de vias aéreas e intubação orotraqueal. É sempre um procedimento bem delicado, principalmente em uma criança com apenas minutos de vida, mas, felizmente, conseguimos executar corretamente os protocolos e estabilizamos as pacientes” explicou o médico socorrista.

Após toda a tensão para reanimar o bebê, ele e a mãe foram encaminhados pelo Samu para o HU, situado no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana. "Foi um momento de muita tensão, mas, cumprimos mais uma vez o nosso papel de atendermos com agilidade e eficiência a mãe e o recém-nascido", salientou a enfermeira socorrista do Samu Alagoas, Lizania Melo.

A equipe da USB estava composta pelas técnicas de enfermagem Rizoneide Alves e Cláudia Cesar. Como condutores socorristas das ambulâncias do Samu Alagoas, atuaram Miguel dos Santos e Cleber Romão.

Sem sinais vitais, a criança foi reanimada e intubada pela equipe médica da USA e encaminhada para o Hospital Universitário, onde segue internada em estado grave.