Cidades

Vigilância Municipal apreende 650 kg de produtos impróprios para o consumo na parte alta de Maceió

Alimentos foram recolhidos durante o final de semana em inspeções de rotina das equipes

Por Cássia Oliveira / Ascom SMS 09/01/2023 17h26
Vigilância Municipal apreende 650 kg de produtos impróprios para o consumo na parte alta de Maceió
Inspeção ocorreu no fim de semana - Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

Atenta às inúmeras situações que possam vir a ameaçar a segurança alimentar dos maceioenses, a Vigilância Sanitária Municipal continua a percorrer os diversos bairros da capital, com ações rotineiras de fiscalização. Só neste final de semana, nos dia 7 e 8, foram apreendidos 650 kg de alimentos impróprios para o consumo.

“A atuação das nossas equipes é direcionada para garantir que a população tenha acesso apenas a produtos de qualidade e, pra isso, acontecer, os estabelecimentos precisam estar de acordo com as normas preconizadas pela legislação sanitária”, ressalta o coordenador da Vigilância de Maceió, Airton Santos.

As apreensões foram realizadas em estabelecimentos nos bairros do Tabuleiro do Martins e Graciliano Ramos. Entre os produtos apreendidos estavam carne bovina, frango, miúdos de frango, produtos de laticínios como queijos, unidades de hambúrger, molhos, pães e sucos. Também foram detectadas pelos fiscais irregularidades no acondicionamento e armazenamento de alimentos e outros produtos.

Os itens que estavam à venda para o consumidor com prazos de validade vencidos, foram encaminhados para descarte no aterro sanitário de Maceió. Pelo descumprimento da legislação, os estabelecimentos foram autuados e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 19 mil.

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.