Cidades

Defensoria Pública e TJ/AL realizam atendimento à população de rua nesta segunda-feira

Por Ascom Defensoria Pública 02/12/2022 10h45
Defensoria Pública e TJ/AL realizam atendimento à população de rua nesta segunda-feira
Defensoria Pública e TJ/AL realizam atendimento à população de rua nesta segunda-feira - Foto: Ascom Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) promoverá atendimento itinerante nesta segunda-feira, 5, na Praça Marechal Deodoro, Centro de Maceió. A ação, que contará com a participação dos Defensores Públicos Andresa Wanderley Gusmão e Isaac Vinícius Costa Souto, será realizada das 8h às 13h. O foco principal é atender a população em situação de rua.

Durante o atendimento, a Instituição prestará assistência jurídica gratuita aos cidadãos em situação de rua, ofertando orientação jurídica, consulta processual, solicitação de certidão de nascimento e outros documentos, bem como o ingresso de ações cíveis e o monitoramento dos serviços públicos oferecidos à população.

O evento atende a demanda de instituições que atuam na proteção das pessoas em situação de rua, a exemplo da Casa de Ranquines, do Movimento População de Rua de Alagoas, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Serviço Social do Comércio (Sesc), Igreja Batista do Pinheiro e Ministério Público.

Além dos Serviços da Defensoria Pública, os cidadãos em situação de rua poderão contar com serviços de conciliação para resolução de questões cíveis de menor complexidade, oferecidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Na área de saúde e lazer, serão ofertados os serviços de banho social, consultório médico e odontológico, além de atividade recreativa promovida pelo Sesc.

Os assistidos poderão, ainda, cadastrar currículos e receber encaminhamentos para empregos, através do Sine Alagoas, bem como agendar solicitação de seguro desemprego e receber informações para emissão da carteira de trabalho digital e sobre qualificação profissional.