Cidades

Vigilância Sanitária apreende quase três toneladas de produtos para sorvete e bolo vencidos

Fiscalização apreendeu massas para bolo, coberturas, cremes de confeiteiro fora do prazo de validade

Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 30/11/2022 00h28
Vigilância Sanitária apreende quase três toneladas de produtos para sorvete e bolo vencidos
Apreensões se concentraram no bairro Levada - Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalizações no final de semana (26 e 27/11), 2,7 mil kg de produtos utilizados na produção de sorvetes e bolos, com prazos de validade vencido. As fiscalizações ocorreram no bairro Levada.

Entre os produtos apreendidos estavam ameixa, amendoim, margarina, chantilly, paçoca, chocolate em pó, creme de confeiteiro, doce de leite, massa de bolo, bebida láctea, preparo de morango, recheios, coberturas aromatizantes e confeitos diversos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta, não basta o consumidor ficar atento apenas aos prazos de validade, mas outros cuidados importantes são necessários.

“Observamos que os prazos de validade estavam sendo adulterados, dificultando para o consumidor comum identificar a fraude. Alertamos para que a população vá além e preste atenção nas características dos produtos e se o preço está abaixo do aplicado no mercado”, frisou.

Ele afirmou que muitos produtos são comercializados a granel, a exemplo de cereais, confeitos e farinhas, por isso é imprescindível observar se a validade e o número do lote de cada produto estão expostos, devendo o excedente permanecer em embalagem original no estoque.

“Dessa forma, a Vigilância Sanitária poderá checar e tomar providências, caso encontre situação de risco sanitário”, destacou Nilson Malta.

Os estabelecimentos foram autuados e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil.