Cidades

Defesa Civil de Maceió participa de simulado de preparação para ocorrências

Exercício foi preparado pelo Exército Brasileiro em apoio ao órgão municipal

Por Secom Maceió 23/11/2022 18h32
Defesa Civil de Maceió participa de simulado de preparação para ocorrências
Defesa Civil de Maceió participa de simulado de preparação para ocorrências - Foto: Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió participou, nesta quarta-feira (23), de um simulado para o aprimoramento e a capacitação dos agentes nos atendimentos das ocorrências. O exercício fez parte da Operação Alagoas 3, comandada pelo Exército Brasileiro, e reuniu diversas instituições que têm em seu escopo de atuação prerrogativas de proteção e defesa civil.

A primeira situação foi iniciou às 8h30 e simulou um soterramento com vítima às margens da Avenida Pierre Chalita, no bairro São Jorge. As equipes foram acionadas e dirigiram-se ao local e, com a chegada do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), auxiliaram no socorro às supostas vítimas.

A simulação contou com o atendimento a nove pessoas, das quais duas chegaram a óbito, três ficaram desabrigadas e foram encaminhadas à Casa de Passagem Familiar, localizada no bairro Jaraguá, duas foram encaminhadas ao hospital (uma delas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros) e outras duas vítimas foram atendidas no local.

Em outra situação, logo após o primeiro ocorrido, a simulação indicava inundação em residências próximas à Lagoa Mundaú, também com vítimas. No total, 10 pessoas foram atingidas e sete sofreram afogamento.

Também participaram da simulação neste segundo exercício a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió e da Polícia Militar de Alagoas acompanharam a ação.

“Depois de várias reuniões de estratégia e planejamento realizamos o simulado para fechar mais uma Operação Alagoas, treinando nossa equipe e todos os outros órgãos envolvidos para o mesmo objetivo: salvaguardar vidas. É um treinamento muito importante para servir a população com mais eficiência e segurança”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

Operação Alagoas 3

Desde a última segunda-feira (21), os agentes da Defesa Civil participam de uma programação extensa no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ), com palestras que abordaram as competências de cada órgão envolvido na Operação Alagoas. Entre eles, o Exército Brasileiro, Defesas Civis Municipal e Estadual, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Força Aérea Brasileira.

Na terça-feira (22) ocorreu no 59º BIMTZ, a formatura de todas as agências envolvidas do sistema de Defesa Civil, com a presença do Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª BDA INF MTZ), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, entre outras autoridades.