Cidades

Curso licenciatura em música e Escola Técnica de Artes realizam, até sexta-feira, 25, a Semana da Música da Ufal

Evento é uma iniciativa do Curso de música da Universidade e já virou tradição entre os estudantes, comunidade acadêmica e artistas

Por Assessoria 23/11/2022 10h47
Curso licenciatura em música e Escola Técnica de Artes realizam, até sexta-feira, 25, a Semana da Música da Ufal
O evento, que já é tradicional, iniciou na última segunda-feira, 21 de novembro - Foto: Assessoria

Com uma programação extensa, seguem até esta sexta-feira, 25, as atividades da Semana da Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, que já é tradicional, iniciou na última segunda-feira, 21 de novembro.

A semana da Música da Ufal une artistas, pesquisadores e pessoas que tem interesse na arte musical. As atividades são ofertadas pelos departamentos de graduação em música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicações e Artes (ICHICA) do curso de música da Escola Técnica de Artes (ETA), da Universidade Federal de Alagoas.

A programação é aberta ao público e, sobretudo, voltada para estudantes do Curso de Música, técnicos músicos e técnicos em música e em artes da Ufal, além de estudantes de pedagogia e docentes.

A coordenadora geral da Semana da Música da Ufal, Débora Borges, ressalta a Semana está com programação gratuita, aberta ao público e imperdível. “A gente tem oficinas, palestras, mesas-redondas e apresentações artistas”, contou.

Débora Borges ainda completou que as atrações artísticas acontecem sempre nos horários 11:30h e 17h, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima situado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió.

Para participar é preciso apenas realizar inscrição via formulário disponível no site www.ufal.br, nas páginas do Instagram @musica.ufal e @eta.ufal ou fazer a inscrição no local, minutos antes das atividades.

Ainda conforme a organização do evento, a Semana de Música da Ufal reúne diversas atividades acadêmicas e promove contato estreito entre a comunidade universitária e a comunidade externa.

Entre os destaques da programação está a oficina de vivências em Educação Musical e Regência para iniciantes. Além disso, durante o evento acontece o Fórum A formação em Música no Estado de Alagoas e palestras sobre violino na música popular, metodologia Suzuki, cuidados com instrumentos de cordas e uma palestra sobre as obras do compositor Misael Domingues, ministrada pelo professor Mário Marochi.

Dentro da semana da música, haverá também a abertura oficial dos programas Pibid e Residência Pedagógica do curso de música, que serão lançados nesta quarta-feira, 23, na sala 02 da ETA.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:


Quarta-feira (23)
9h: Publicações do Centro de Musicologia de Penedo_ Marcos Moreira;
10h: Abertura dos Programas PIBID e residência pedagógica música_ Marcos Moreira e Ziliane Teixeira;
11:30h: Recital Trio Della_ flauta Ziliane Texeira, violino Débora Borges e piano Soraia Berti;
14h: CORUFAL_ Moisés Evilásio;
17h: Recital de Piano_ Curso de graduação em música (licenciatura);

Quinta-feira (24)
9h: Palestra a metodologia Suzuki e o ensino individual e coletivo de violino_ Débora Borges;
11:30h: Recital de violino_ Curso de graduação em música (licenciatura);

Sexta-feira (25)
9h Palestra Misael Domingues_ Mário Marochi;
11:30h: Palestra cuidados básicos para instrumentos de cordas friccionadas_ Olívio Fernandes;
13h: Recital de música brasileira;
14h: Recital laboratório de violino da Ufal;
17h: Recital de encerramento Trio Ybirá_ flauta Ziliane Teixeira, clarinete Flávio Ferreira e saxofone Kleber Dessoles.