Cidades

Maceió: HU promove Semana Nacional do Doador de Sangue

Enfermeira explica que campanha acontece em novembro para garantir demanda no período festivo

Por Tribuna Independente 22/11/2022 06h32
Maceió: HU promove Semana Nacional do Doador de Sangue
Ingryd Leylane Galvão - Foto: Edilson Omena

Compartilhar depoimentos de doadores para conscientizar a população, encorajar novas adesões, falar sobre a importância e o porquê de continuar contribuindo com o banco de sangue são propósitos da Semana Nacional do Doador de Sangue, evento que ocorre no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) entre os dias 21 e 25 de novembro, promovido pelo Banco de Sangue do HU, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Projeto de Extensão Anjos do HUPAA.

Durante a semana, a enfermeira Ingryd Leylane Galvão explicou em entrevista ao TH, canal da Tribuna no YouTube, que estão previstas panfletagens no hospital, homenagens aos doadores, distribuição de lanches e brindes, sensibilização de usuários envolvendo também os colaboradores, para que entendam a importância da doação.

“Por novembro ser um mês que antecede épocas festivas e as férias escolares, é esperada uma queda na quantidade de doações. Por isso, o HU se antecipa com essa campanha para garantir um estoque mínimo que permita o atendimento da demanda dos pacientes”, esclareceu a enfermeira Ingryd Leylane Galvão.

O banco de sangue do Hospital Universitário é institucional, mas também é aberto à população. Funciona de segunda à quinta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 16h, e na sexta-feira, entre 7h30 e 12h. Interessados podem agendar por telefone ou comparecer ao HU munidos de documento oficial com foto.

Para fazer a doação, dentre outros requisitos, é preciso que o usuário esteja em boas condições de saúde, não esteja tomando medicamentos como antibióticos, não estar com febre e nem sintomas de infecção, ter peso mínimo de 50kg, estar alimentado (não é necessário jejum) e ter dormido pelo menos 6h antes. Pessoas entre 16 e 18 anos devem estar com os responsáveis. Adultos podem doar até os 69 anos.

Após a coleta, a bolsa fica armazenada no banco de sangue aguardando o resultado dos exames do doador. Havendo a liberação, ela espera o pedido do paciente. Conforme a necessidade, ele poderá receber hemácias, plasma ou plaquetas.

“Por isso dizemos que uma doação pode salvar até quatro vidas, porque de uma bolsa serão beneficiados até quatro tipos de componentes, pois não é apenas a parte vermelha do sangue que será transfundida, mas sim todos os componentes da bolsa, a depender da necessidade de cada paciente”, salientou Ingryd.

Existem duas datas anuais relacionadas à doação de sangue. Uma em junho, em que se comemora o dia mundial do doador de sangue, em 14 de junho, e 25 de novembro o dia nacional.