Cidades

Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia editor-geral da Tribuna Independente

Premiação aconteceu na noite desta terça-feira (8)

Por Redação 08/11/2022 22h48 - Atualizado em 09/11/2022 12h26
Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia editor-geral da Tribuna Independente
Ricardo Castro foi um dos homenageados do prêmio - Foto: Edilson Omena

A 19ª edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco aconteceu na noite desta terça-feira (8) e contemplou os profissionais do radialismo em Alagoas. O evento, que é organizado pela Eventur’s, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), no bairro do Farol, em Maceió. O editor-geral do jornal Tribuna Independente, Ricardo Castro, foi um dos homenageados da noite.

Vários profissionais do estado já tiveram a honra de participar desse evento de grande importância na comunicação alagoana. Já foram homenageados operadores de áudio, operadores de gravação, repórter de externa, locutor, apresentador, locutor esportivo, entre diversas outras áreas do rádio e mídia impressa e digital.

O editor-geral da Tribuna comentou sobre a premiação afirmando que o Prêmio Radialista Odete Pacheco é considerado o Oscar dos comunicadores alagoanos e é destinado ao reconhecimento da atuação profissional dos homenageados.

“Sinto-me honrado em estar entre comunicadores que foram lembrados este ano e pelo que representa o nome de Odete Pacheco, uma mulher pioneira na área em Alagoas que integrou o time de profissionais na inauguração da Rádio Difusora e superou condições adversas e preconceitos da época, marcando seu nome na história do radialismo alagoano”, afirmou Ricardo Castro.

Foto: Edilson Omena

O editor também aproveitou para lembrar a luta diária de fazer o jornal Tribuna Independente. “Uno a homenagem ao momento de luta que, juntamente com meus companheiros, vivemos diariamente na Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas [Jorgraf], mantendo o jornal Tribuna Independente, hoje o único diário no estado, o site Tribuna Hoje e outros empreendimentos na área. Fazemos história e segundo os passos pioneiros de Odete”, disse.

O prêmio leva o nome de uma grande locutora alagoana, natural de Passo de Camaragibe e uma das fundadoras da rádio Difusora de Alagoas, emissora oficial do estado. Odete Pacheco trabalhou numa época em que não se tinha muito a presença feminina no meio radiofônico. Não demorou muito e seu trabalho passou a ser reconhecido pelo grande público, atingindo outros estados.

“Transformamos os grandes nomes e ícones da história da Comunicação de Alagoas e filhos de outros Estados em importantes categorias assim como: Categoria Edson Mauro, Categoria Edécio Lopes, Categoria Floracy Cavalcante, Categoria Bernardino Souto Maior, Categoria Sabino Romariz, Categoria Augusto Malta, Categoria França Moura. Este ano Categoria Geraldo Câmara, Marta Martinez, Categoria Jacira Leão de Colunistas e Categoria Audálio Dantas e Categoria Caco Barcelos são as novidades”, afirmou Marcus Assunção, organizador do evento.