Cidades

Estado de Alagoas é destaque em premiação nacional

Alagoas Previdência alcança o 2º lugar na categoria Governança, modalidade Estados; premiação é considerada o 'Oscar da previdência brasileira'

Por Lílian Tourinho / Alagoas Previdência 08/11/2022 21h28
Estado de Alagoas é destaque em premiação nacional
'O reconhecimento vem do esforço da diretoria, conselheiros e servidores para implementar inovações na autarquia', destacou Moisés - Foto: Laura Pedrosa / Alagoas Previdência

Excelente notícia. Pelo quarto ano consecutivo, a Alagoas Previdência é destaque nacional e conquista premiação no 13º Prêmio da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. A premiação é considerada o “Oscar da previdência brasileira” e ocorre anualmente. Desta vez, a autarquia alcançou o 2º lugar na categoria Governança, modalidade Estados.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos, a conquista representa todo o esforço que a equipe empreende para melhorar cada vez mais o serviço prestado aos segurados. “O reconhecimento vem do esforço da diretoria, conselheiros e servidores para implementar inovações na autarquia. Além de adotarmos um modelo de gestão em governança eficiente, mantivemos boas práticas de inovação utilizando a tecnologia a favor do beneficiário”, destacou Moisés.

O Prêmio Aneprem tem por objetivo estimular e reconhecer as Unidades Gestoras de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), bem como os representantes legais dos entes federativos, que mais desenvolveram boas práticas de gestão baseadas na governança corporativa por meio de ações baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

A solenidade para entrega do prêmio irá ocorrer, com autoridades de várias partes do Brasil, durante o 21° Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, que será realizado em Bento Gonçalves-RS, nos dias 21, 22 e 23 novembro.

CRP

Ainda neste ano, em agosto, a autarquia conquistou, com 35 requisitos aprovados, a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) administrativo, fornecido pela Secretaria Especial de Previdência (SPrev), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Para obter a certificação, a premiada e reconhecida autarquia desenvolveu adequações em diversas áreas: investimentos, controle interno, governança e atuária. O CRP é uma ferramenta que verifica se o ente previdenciário está ou não adequado aos critérios estabelecidos pela SPrev.

O presidente apontou que a manutenção do CRP, válido administrativamente, é de suma importância, pois será exigido nos seguintes casos: realização de transferências voluntárias de recursos pela União; celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes; concessão de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União; liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Indicador de Situação Previdenciária

Em setembro deste ano, o Estado de Alagoas se destacou nacionalmente na área previdenciária, com a excelente classificação no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS). A autarquia, que administra o regime próprio dos servidores do Estado, obteve a 1ª colocação entre as previdências em nível nacional.

Nos níveis da classificação, a Alagoas Previdência aparece com nove notas A nos requisitos: Índice de Regularidade, Índice de Envio de Informações, Índice de Gestão, Classificação em Gestão e Transparência, Índice de Acumulação de Recursos, Classificação em Finanças e Liquidez, Índice de Cobertura Previdenciária, Classificação em Atuária e Indicador de Situação Previdenciária e uma nota B em Índice de Suficiência Financeira. O ISP-RPPS é fornecido anualmente pela Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Para Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuiu para a autarquia alagoana subir ao pódio. “Estamos galgando postos cada vez mais altos e colocando o Estado de Alagoas no topo sempre”, destacou Moisés.