Cidades
Cartilha orienta idosos de Arapiraca para a prevenção de golpes financeiros
Material foi desenvolvido pelas secretarias de Defesa e Desenvolvimento Social

Nos dias atuais são constantes as ocorrências de golpes financeiros e crimes de estelionato de forma presencial ou pela internet e redes sociais.
Na maior parte das vezes, os alvos dos criminosos são as pessoas idosas, que confiam na lábia dos aproveitadores.
Para orientar a população idosa de Arapiraca, foi lançada, no último dia 4 deste mês de novembro, uma cartilha educativa com o propósito de evitar que mais pessoas sejam vítimas desses tipos de golpes.
Com o título “Calma, pode ser golpe!”, a cartilha é totalmente ilustrada e produzida de forma didática, com linguagem simples, para orientar idosos a não caírem em golpes finaneiros, principalmente.
Além da atuação das secretarias municipais de Defesa Social e Desenvolvimento Social, a cartilha contou com a parceria de diversos entes e instituições de atenção ao idoso, a exemplo da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), sindicatos e Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas de Arapiraca (AAPIAR).
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Ênio Bolivar, a iniciativa também conta com o apoio das equipes de profissionais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município de Arapiraca.
“O trabalho inclui abordagens dinâmicas com os idosos, para que possamos apresentar os principais cuidados e orientações no combate e na prevenção dos golpes contra os idosos”, revelou o secretário.
Ênio Bolivar também adiantou que as duas secretarias trabalham em conjunto para que as vítimas desses golpes possam ter um fluxo para fazer a denúncia.
“A ideia é de que as ocorrências sejam documentadas e as nossas equipes qualifiquem e quantifiquem os tipos de golpes e quantos estão sendo registrados, para que as polícias consigam chegar até esses criminosos e as quadrilhas que atuam nesses casos”, completou.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Safados, sarados e descartáveis!
Quem era o amante de Odete Roitman em 'Vale Tudo'? Vilã fica obcecada por César Ribeiro