Cidades
Equipamentos da Assistência Social de Maceió comemoram mês do idoso
Atividades de lazer, cultura e informação estão sendo promovidas pelos Cras de Maceió
“Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade”, diz o escritor francês Robert Brasillach. É com essa liberdade que os mais de 500 idosos participam, semanalmente, das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió.
Em comemoração ao mês do idoso, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) prepararam um mês especial para os grupos da melhor idade, com atividades temáticas, passeios e muita animação.
No Prado, o Cras Dom Adelmo Machado realizou um encontro com mais de 40 idosos, na última quinta-feira (6).
Segundo a assistente social e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jonorete Carvalhi, o grupo participou de forma ativa das discussões sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dos direitos conquistados através da Lei 10.741/2003.
“Falamos sobre os direitos da pessoa idosa conquistados através da Lei 10.741/2003 com uma roda de conversa, com dinâmicas para nortear as reflexões. O público foi bem participativo, dando exemplos, questionando sobre tudo que foi falado e, o mais importante, pensando em estratégias para possibilitar a execução do que está previsto em lei”, ressaltou a assistente social.
Já o fisioterapeuta, Marcus Vinícius de Jesus, especializado em Gerontologia, Saúde Pública e Gestão de Saúde da Pessoa Idosa, tratou sobre a Caderneta da Pessoa Idosa e destacou a importância das atividades do mês do idoso.
“A caderneta de saúde da pessoa idosa visa subsidiar os profissionais de saúde para o acompanhamento de saúde da pessoa idosa nos aspectos clínicos, psicossociais e funcionais. Ela possui avaliações que ajudam a identificar pessoas idosas em risco de fragilização, ou seja, que podem ter declínio funcional em curto prazo, para intervenções mais assertivas. Essas atividades são importantes porque além das informações sobre saúde, direitos, entre outras, as pessoas se socializam, participam de atividades físicas, de lazer e culturais, contribuindo para a saúde física e mental, por conseguinte contribuindo para a manutenção da independência e da autonomia, que são fundamentais para um envelhecimento saudável”, explicou o fisioterapeuta.
As palestras sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e a Caderneta da Pessoa Idosa chamaram a atenção da aposentada, Marilene Alvez, de 74 anos.
“Participo das atividades do Cras há cinco anos e gosto muito da companhia dessa equipe, com todos reunidos e felizes. Essas atividades, sobre o mês do idoso, me chamaram a atenção, foram bastante instrutivas e aprendi bastante com tudo”, afirmou Marilene.
Cerca de 20 idosos do Cras Área Lagunar também participaram de um dia de lazer na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no litoral Norte da capital. A pedagoga do equipamento, Ana Maria Cristina, destacou o protagonismo do público idoso e as atividades que eles realizaram durante a atividade recreativa.
“Buscamos enaltecer o protagonismo do idoso, fortalecendo suas vivências na sociedade com ações de cultura, lazer e entretenimento. Garantindo a propagação de suas experiências e sabedoria. Comemoramos o Dia Internacional do Idoso, em grande estilo com um belíssimo passeio, com realização de brincadeiras, jogos de memória, dinâmicas e zumba, usufruindo das belezas naturais”, revelou a pedagoga.
A dona de casa, Salomé Mota, tem 72 anos e participa das atividades do equipamento social do bairro do Prado há cinco anos. Ela conta que o que pensou do passeio.
"Foi maravilhoso, todas as idosas juntas trocando ideias e jogando conversa fora. Sempre é ótimo sair e de divertir com essa equipe", contou Salomé.
Também em alusão ao mês do idoso, o grupo da melhor idade do Cras Selma Bandeira participou de uma atividade que trouxe os aspectos do envelhecimento com qualidade de vida.
“A atividade socioeducativa encerrou a semana alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa celebrada dia 1° de outubro. Momento importante e ímpar para o nosso grupo, houve muita participação e reflexão sobre como garantir direitos previstos em lei”, afirmou a coordenadora o Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira.
As atividades em alusão ao mês que marca o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) continuarão nos demais equipamentos da Semas durante as próximas semanas.
Estatuto da Pessoa Idosa
O Estatuto da Pessoa Idosa é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60anos.
A população pode denunciar abusos e crimes contra esse público através do disque 100, disque 181 ou para flagrantes criminais, no 190 da Polícia Militar.
Além disso, podem ser notificados também em um dos cinco Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Maceió.
Onde funcionam
Creas Jatiúca: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, Quadra 10, Jatiúca. (82) 3312-5963.
Creas Orla Lagunar: Rua Santos Pacheco, 342, Prado. (82) 3312-5962.
Creas Santa Lúcia: Rua Belmiro Amorim, 346, Santa Lúcia, fica em frente à casa lotérica. (82) 3312-5966.
Creas Benedito Bentes: Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, quadra e lote 01, Benedito Bentes. (82) 3312-5961.
Creas Poço: Praça Raul Ramos, S/N, Poço. (82) 3312-5964.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas