Cidades

Incêndio atinge entorno do Mercado da Produção e fogo destrói barracas no local

Centro comercial e suas proximidades têm um grande histórico de incêndios

Por Rívison Batista 08/10/2022 00h32 - Atualizado em 08/10/2022 10h37
Incêndio atinge entorno do Mercado da Produção e fogo destrói barracas no local
Incêndio destruiu várias barracas de comerciantes no local - Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu o entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió, na noite desta sexta-feira (7). Pelas redes sociais, circularam vídeos mostrando a intensidade do fogo no local. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) foi acionado rapidamente para conter as chamas, porém o incêndio destruiu algumas barracas do entorno do centro comercial e deu muito prejuízo a alguns comerciantes. Também estiveram no local a Polícia Militar de Alagoas e uma ambulância do Corpo de Bombeiros, embora ninguém tenha ficado ferido. Ainda não se sabe o que causou as chamas.

O fogo teve início após as 20 horas desta sexta-feira. As causas ainda estão sendo investigadas. De acordo com agentes do CBM-AL, não houve vítimas no local e a ambulância só foi acionada por prevenção. Três guarnições do CBM-AL foram acionadas para conter o incêndio. Por volta das 21h15, o fogo já estava praticamente controlado. “Foram de 6 a 8 barracas atingidas pelas chamas. Creio que, em algumas, a perda foi total”, informou um bombeiro à reportagem do Tribuna Hoje.

Houve desligamento de energia elétrica nos arredores do Mercado da Produção, o que fez as ruas ficarem na completa escuridão, sendo iluminadas, apenas, pelas luzes dos carros do Corpo de Bombeiros. Isso não impediu uma multidão de curiosos de ocupar a calçada do Mercado e acompanhar de perto o trabalho dos militares.

O comerciante Eduardo Antônio Batista foi um dos prejudicados pelo fogo. Sua barraca teve metade dos produtos queimados. “Quando eu estava em casa fazendo a janta junto com minha esposa, chegaram e me avisaram que a barraca estava pegando fogo. Liguei o carro e corri diretamente pra cá. Quando cheguei, deixei o carro ligado e corri pra barraca. Quando eu cheguei, a parte de trás já estava no fogo alto e tinha bastante coisa perdida. Minha barraca vende todo tipo de frutas. Perdi metade dos produtos”, afirmou o comerciante.

Segundo Eduardo ouviu de populares da região, uma barraca que fica por trás da dele teria iniciado o fogo. Ainda de acordo com o comerciante, o que se pode fazer, no momento, é esperar o laudo oficial da perícia para, de fato, saber como o incêndio aconteceu.

Histórico de incêndios

Não é a primeira vez que um grande incêndio atinge o Mercado da Produção ou suas proximidades. Inúmeras vezes, este importante centro comercial de Maceió já foi marcado pelo fogo.

Em 6 de fevereiro de 2021, ano passado, um incêndio atingiu uma barraca no Mercado da Produção, que precisou ser demolida depois disso. Na ocasião, o calor também foi responsável por deteriorar as instalações elétricas de outras 10 lojas vizinhas.

Em março deste ano, um incêndio atingiu uma barraca localizada no Mercado. Não houve vítimas.

Já em março de 2017, um incêndio de grandes proporções atingiu 30 barracas do local. O incidente também não deixou vítimas, porém os danos materiais foram grandes para os comerciantes.

Na tarde de 3 de março de 2016, as chamas também consumiram o Mercado da Produção. Parte do telhado do centro comercial não resistiu ao fogo e desabou. Não houve vítimas na ocasião.

Em janeiro de 2017, por falta de condições higiênico-sanitárias mínimas na comercialização de alimentos, de segurança aos comerciantes e por ameaçar tanto a saúde pública quanto o meio ambiente, o Ministério Público do Estado de Alagoas ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para interdição total do Mercado da Produção de Maceió no prazo de 10 dias. “O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas concluiu a vistoria asseverando a necessidade, em caráter de urgência, de providências para que finalmente fosse executado o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico aprovado em 2013”, explicaram os promotores de Justiça na época.

Nota da secretaria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), emitiu nota sobre o caso. Confira na íntegra:

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informa que o incêndio, da noite desta sexta-feira (07), no bairro da Levada, não atingiu o Mercado da Produção. As bancas atingidas pelo fogo ficam na área externa ao mercado e são de feirantes que não são cadastrados na Semtabes.

A Secretaria ressalta, ainda, que aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros, que prontamente chegou ao local, para tomar providências cabíveis, prestando apoio necessário aos feirantes, que serão cadastrados para o Novo Mercado.