Cidades

Sintufal alerta sobre tentativa de golpe contra filiados da entidade

Estelionatários estariam usando nome de advogados e coordenadora jurídica para aplicar o golpe

Por Tribuna Hoje com Sintufal 27/09/2022 16h35
Sintufal alerta sobre tentativa de golpe contra filiados da entidade
Por isso, a coordenação do Sintufal vem a público alertar que nenhuma das informações repassadas é verdadeira, pois não existe nenhum valor a ser pago em precatório - Foto: Divulgação

A Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) alerta aos filiados sobre uma tentativa de golpe envolvendo suposto pagamento de precatório da ação dos 47, 94% de um processo que se encontra em trâmite no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

De acordo com a denúncia do sindicato, a notícia é de que o dinheiro estaria com data marcada para liberação, mas está não é a realidade.

Ainda de acordo com a entidade sindical, a fraude vem ocorrendo através do contato com alguns dos filiados através de mensagens enviadas pelo aplicativo WhatsApp e ligações telefônicas, onde os golpistas estaria se utilizando do nome da coordenadora jurídica e de advogados ligados ao processo. Estes criminosos informam a falsa existência de precatório a ser pago em nome do interessado, pedindo que entre em contato através de números de telefone num documento encaminhado com timbre da Justiça Federal

Por isso, a coordenação do Sintufal vem a público alertar que nenhuma das informações repassadas é verdadeira, pois não existe nenhum valor a ser pago em precatório referente à ação dos 47,94%. ‘’O texto do documento inclui número do processo, nomes de advogados e de entidades oficiais, no intuito de conferir credibilidade, uma vez que esta não é a conduta correta se de fato houvesse algum valor a ser pago a título de precatório’’.

O órgão destaca ainda que o processo relativo à ação dos 47,94% ainda se encontra em trâmite na segunda instância e por este motivo não tem precatório a ser pago, exatamente porque não houve o trânsito em julgado, de maneira que esta conduta é uma criminosa tentativa de golpe contra os filiados.

‘’O objetivo desses estelionatários é que o filiado entre em contato pelos números de telefone informados, para daí então serem enganados com uma justificativa de que é preciso efetuar algum pagamento prévio, para poderem receber o suposto valor liberado’’.

‘’Infelizmente, nos dias atuais quadrilhas de bandidos conseguem obter no mercado negro, listas comercializadas por especialistas, com acesso privilegiado a bancos de dados, a qual contém informações de milhares de servidores, ativos, aposentados e pensionistas, para praticar este tipo de fraude’’.

O Sintufal orienta todos os seus filiados/as que ignorem as orientações de pessoas que entrem em contato com essas informações (de precatório liberado da ação dos 47,94%), expliquem que não tem interesse e não façam qualquer pagamento prévio objetivando a liberação de dinheiro.

A Assessoria Jurídica do sindicato adverte que assuntos relacionados à ação judicial dos 47,94%, devem ser tratados diretamente e exclusivamente no Sintufal ou com o escritório de advocacia que patrocina a causa, acrescentando que as informações sobre as ações do Sindicato são sempre disponibilizadas no site oficial e nas redes sociais. Instagram: @sintufaloficial e Fcebook: Sintufal.