Cidades

ACS e ACE de Maceió ocupam Orla da Pajuçara em protesto pelo piso salarial nacional

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias realizaram grande ato público contra o prefeito de Maceió durante o domingo (18)

Por Assessoria 19/09/2022 14h18
ACS e ACE de Maceió ocupam Orla da Pajuçara em protesto pelo piso salarial nacional
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACS e ACE) saíram às ruas para cobrar a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras com o piso salarial nacional - Foto: Assessoria

Em vez de um dia de lazer, o domingo (18), foi de protesto contra o prefeito de Maceió, JHC, na Orla da Pajuçara. Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACS e ACE) saíram às ruas para cobrar a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras com o piso salarial nacional da categoria como vencimento inicial, ao lado dos moradores do bairro Flexais, que pedem a realocação, após serem prejudicados com o afundamento do solo por conta da atuação da Braskem, na cidade.

A atividade de luta obteve participação expressiva dos servidores públicos municipais e da população, que com um mini trio elétrico, faixas, banners e panfletos revelavam um prefeito Fake News, que só age por interesse próprio. O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro e o diretor Sérgio Leandro, participaram do evento e dialogaram com a sociedade.

“Enquanto estamos aqui cobrando nosso direito constitucional, o prefeito abandonou seu cargo como chefe do Executivo para tentar manter sua mãe como senadora, no cargo que é do Rodrigo Cunha, e eleger seu irmão Dr. JAC, como deputado federal. Infelizmente, ele mostrar algo muito diferente nas redes sociais e na televisão. Os trabalhadores não são valorizados e estamos aqui hoje explicando para a sociedade o motivo da nossa mobilização”, relatou Nelson.

O ato público foi realizado pelo Movimento Unificado Pela Implantação do Piso Salarial dos ACS e ACE de Maceió, formado pelo Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), pelo Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas), pelo Sindacs-AL e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).