Cidades
OAB Alagoas exibe documentário 'A Braskem passou por aqui' e promove cine debate
Evento acontecerá no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, e será aberto ao público

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Direito Cultural, promove um cine debate, no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Na oportunidade, será exibido o documentário “A Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió”. Após a apresentação do filme, haverá um momento de discussão que reunirá pesquisadores, arquitetos, geólogos e advogados.
O bate-papo será mediado por Ana Paula Kummer e Caio Matthaus e terá a participação de diversos profissionais. Entre eles, a professora e arquiteta Adriana Capretz, o geólogo Abel Galindo, o advogado Cláudio Vieira e a professora e pesquisadora Alessandra Marchioni. A sessão será totalmente gratuita e aberta.
“Na 2º edição do nosso Cine Debate, vamos discutir a tragédia ambiental provocada pela mineração da Braskem em Maceió e que afundou e interditou vários bairros da capital. Vamos trazer especialistas no tema, de várias áreas de pesquisa para esse debate. Em relação ao Direito Cultural, esse é um tema fundamental, pois atinge diretamente a história e a memória da nossa cidade, afetando a vida de milhares de pessoas. E, mesmo assim, ainda é pouco debatido em Alagoas. Queremos contribuir para dar visibilidade ao tema” afirmou Flaminhia Silva, presidente da Comissão de Direito Cultural da OAB/AL.
O documentário foi dirigido por Carlos Pronzato e lançado em agosto de 2021. O filme recolocou em pauta a realidade vivida pelos moradores que foram afetados pelo afundamento do solo de cinco bairros que começou em 2018.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas