Cidades

Corpo de motorista por app é velado e sepultado no Parque das Flores em Maceió

Familiares, amigos e categoria emocionados clamaram por justiça

Por Lucas França com Tribuna Hoje 16/08/2022 15h16 - Atualizado em 29/08/2022 15h05
Corpo de motorista por app é velado e sepultado no Parque das Flores em Maceió
Familiares, amigos e colegas de função homenagearam Amanda Pereira, assassinada enquanto trabalhava - Foto: Edilson Omena

O corpo da motorista por aplicativo Amanda Pereira, de 27 anos, encontrada morta na madrugada desta terça-feira (16), chegou para o velório e sepultamento no Cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro sob forte comoção.

Dezenas de carros acompanharam o cortejo. motoristas por aplicativos, familiares e amigos emocionados clamaram por justiça.

De acordo com a família, a vítima trabalhava na área para conseguir dinheiro honestamente e sustentar sua família.

Emocionada, Valdice Pereira, mãe de Amanda, conta que quando a filha iniciou as corridas, ela teria pensado em deixar a faculdade. "Isso eu não permiti. Disse que ela teria que concluir os estudos, pois era um sonho dela. Ela era uma mulher carinhosa, alegre e bem família. Queremos justiça, essa atrocidade não pode ficar assim". 

Pais de Amanda estavam inconsoláveis (Foto: Edilson Omena)

Amanda era formada em Engenharia Civil e Segurança no Trabalho, mas não conseguiu emprego na área e, por isso, viu na Uber uma possibilidade de trabalhar honestamente.

O esposo de Amanda relembrou que manteve contato com a vítima até o final da tarde de ontem. Casados há pouco mais de um ano, ele diz que ela ficou sem sinal por volta das 5H45. "Eu perguntei se estava tudo bem, e quando ela chegasse, me avisasse.E ele me disse que iria por outro trajeto por ser mais rápido. Quando voltei a fazer contato, já não consegui mais. Nisso fiquei preocupado e achei estranho estranho, daí acionei o GPS. Fui atrás e achamos o carro. Mas, sem ela. Não tenho ideia de quem pode ter feito isso com".

Seu Nelson,  tio de Amanda pediu para que esse crime não entre na estatística do esquecimento. "Pedimos para que as autoridades não desistam desse caso e de nenhum outro. Crimes contra o trabalhador não podem cair no esquecimento. Amanda foi mais uma vítima. E eu tenho outros três sobrinhos nessa função/profissão. Muitos aqui saem de casa com medo, a família fica angustiada, mas eles estão trabalhando de forma honesta. Não podemos ficar com medo, não podemos mais perder pessoas do bem". disse o familiar. 

A jovem foi morta após aceitar uma corrida de Rio Largo para Marechal Deodoro no início da noite dessa segunda-feira (15).

O carro da vítima, um Voyage, foi encontrado no bairro Cidade Universitária ainda na noite de ontem. Já o corpo da motorista foi achado em uma estrada conhecida como Rio do Meio, próximo à Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

Na manhã da terça-feira (16), vários grupos de motoristas de aplicativo realizaram protestos fechando algumas das principais avenidas da capital, cobrando por justiça e agilidade nas buscas por suspeitos e investigação. 

A classe também pede que as empresas de aplicativos de motoristas e a Secretaria de Estado de Segurança tomem providências para garantir segurança para toda a categoria.

Dezenas de carros com faixas de luto e pedindo justiça estão em frente e dentro do Parque das flores. Os colegas de função em oração prestam suas homenagens a Amanda Pereira.

O sepultamento aconteceu por volta das 17h. A polícia segue com cerco policial no Conjunto Jarbas Oiticica em Rio Largo e em Maceió.

Em nota, a empresa Uber  disse que lamenta profundamente o ocorrido. 

"Ficamos profundamente entristecidos em saber que a motorista parceira Amanda Pereira Santos foi vítima desse crime terrível. Nossos sentimentos estão com a família e os amigos nesse momento de enorme tristeza e dor. A Uber já está colaborando com as investigações, na forma da lei, e espera que os responsáveis pelo crime sejam punidos", diz nota.