Cidades

Prefeitura de Maceió lança projeto para implantação de primeiro abrigo público para idosos

Cidade do Idoso atenderá de 100 a 150 pessoas

Por Vanessa Napoleão / Ascom Semas 15/08/2022 17h59
Prefeitura de Maceió lança projeto para implantação de primeiro abrigo público para idosos
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marceliano Teixeira, pontuou importância do projeto - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Os idosos de Maceió, que mais precisam, agora terão um lugar para acolhê-los no Município, a Cidade do Idoso. O primeiro abrigo público para idosos do estado funcionará no bairro Ponta Grossa. Nesta segunda-feira (15) foi lançado o projeto e entregue as chaves do prédio, que será reformado, ao secretário de Assistência Social, Claydson Moura.

A Cidade do Idoso de Maceió será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas. Um ambiente ideal para pessoas da terceira idade, 100% novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença de todos, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade, garantindo os direitos da população idosa de Maceió em vulnerabilidade.

Abrigo acolherá de 100 a 150 idosos (Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió)


Claydson Moura pontuou que a iniciativa contou com o apoio total do Prefeito JHC, que autorizou o investimento em tudo o que for necessário para a construção da Cidade do Idoso.

“Esse prédio que é da Sedet, funcionaria a sede da Semtabes, mas foi doado para a Semas para a construção da primeira Cidade do Idoso. Chamamos de Cidade do Idoso, pelo tamanho, e serviços que serão ofertados. A praça que fica aqui em frente, será a primeira praça do idoso de Maceió, com academia e local para apresentações culturais, com 100% de acessibilidade. Nossas vovós e vovôs vão morar com a gente, não vão ficar mais abandonados. Esses idosos viverão os melhores anos da vida deles aqui na Cidade do Idoso. Vai ser um lugar de vida, de muito amor e cuidado, não um depósito de gente. Vamos construir juntos a Cidade do Idoso e valorizá-los como merecem”, destacou o secretário.

Praça no entorno será utilizada para atividades com idosos (Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió)


O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho, esteve presente na solenidade e falou da importância da doação do prédio.

“Maceió segue sempre à frente. Fizemos essa doação para a Assistência Social para realizar esse lindo e maravilhoso projeto. Vamos dar dignidade aos nossos idosos, que tanto precisam na melhor idade”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marceliano Teixeira, falou da relevância desse novo projeto da Prefeitura.

“É uma reivindicação antiga, é um marco histórico para os que lutam pela causa da pessoa idosa. Será a primeira instituição pública do Município para os idosos. Há uma necessidade muito grande, porque hoje em Maceió esse público é atendido em instituições privadas e associações. A necessidade maior é de abrigar idosos carentes, que as famílias não têm como cuidar. Ver a pessoa idosa no foco da atenção, no foco das políticas públicas é uma grande felicidade. Queremos agradecer a Assistência Social pela iniciativa”, disse o presidente do conselho.

O presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Gilberto Irineu, destacou que essa iniciativa é a concretização de um sonho para a população idosa de Maceió, cumprindo o Estatuto do Idoso, no Artigo 3, que diz que é dever do poder público garantir saúde, habitação, e uma boa convivência a pessoa idosa.

Gilberto Irineu da OAB/AL destacou que iniciativa é a concretização de um sonho para os idosos de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Gilberto Irineu da OAB/AL destacou que iniciativa é a concretização de um sonho para os idosos de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Cidade do Idoso de Maceió funcionará, no prédio da antiga Slum, na praça Ciro Acioly, na Ponta Grossa, com capacidade para atender de 100 a 150 idosos. As reformas do primeiro abrigo público para idosos do estado já começam nesta terça-feira (16).

Mais assistência aos idosos

A Semas irá ofertar, a partir desta terça-feira (16), corte de cabelo para idosos assistidos em abrigos conveniados ao Município.

Na próxima quarta-feira (17) também será iniciado um novo projeto que levará os idosos ao cinema, o Cine Vovó. O projeto inicialmente atenderá 80 idosos, com um dia de lazer no cinema e lanche para os vovôs e vovós participantes.