Cidades

Sindicato dos Advogados de Alagoas recebe ex-presidentes da OAB em mesa redonda sobre futuro da advocacia

Evento abriu a programação do mês em comemoração ao Dia do Advogado promovido pelo SINDAV

Por Assessoria 06/08/2022 16h28
Sindicato dos Advogados de Alagoas recebe ex-presidentes da OAB em mesa redonda sobre futuro da advocacia
Na ocasião, os palestrantes contaram um pouco das suas trajetórias pessoais na advocacia e sobre mudanças implantadas em cada gestão - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Advogados de Alagoas (SINDAV) promoveu na noite da última sexta-feira (05) a abertura da programação em comemoração ao Dia do Advogado com a mesa redonda “As mudanças na advocacia alagoana”. O evento ocorreu no auditório do The Square e contou com os convidados Dr. Omar Coelho, Dr. Thiago Bomfim, Dra. Fernanda Marinela e Dr. Nivaldo Barbosa, todos ex-presidentes da OAB/AL, em um bate papo com advogadas e advogados de todo o estado.

Na ocasião, os palestrantes contaram um pouco das suas trajetórias pessoais na advocacia e sobre mudanças implantadas em cada gestão. A conversa foi mediada pelo Secretário de Divulgação do Sindicato, Elias Ferreira, e pelo Presidente do SINDAV, João Onuki.

Entre os assuntos abordados, a inclusão da jovem advocacia no mercado e a forma de advogar por meio da tecnologia, advento da pandemia de Covid-19 que assolou o país em 2020, foram os que mais ganharam destaque, com a participação de falas de advogados presentes.

O convidado e ex-presidente pelo período de 2007 a 2012, Omar Coelho, ressaltou que a advocacia continuará firme e forte durante os próximos anos. “Todo mundo fala que os advogados irão entrar em extinção no futuro, mas eu acredito que com uma busca de se renovar a advocacia jamais irá acabar”, explica. Já o ex-presidente Thiago Bomfim, a frente da OAB pelo triênio de 2013 a 2015, salientou o uso da tecnologia em audiências e como isso possibilitou que mais advogados pudessem estar presentes nos trâmites jurídicos. “Em uma das audiências que estive presente tinha advogados de Cacimbinhas, Delmiro e Santana do Ipanema. Eles puderam economizar com uma viagem até o Tribunal em Maceió e evitar riscos nas estradas. Essa é uma parte muito benéfica do uso da tecnologia para a advocacia”, conta.

Fernanda Marinela, que esteve a frente do cargo nos anos de 2016 a 2018, defendeu o papel da mulher advogada e os espaços ocupados pelo gênero dentro da advocacia. "Para a mulher sempre foi mais difícil e isso não é diferente dentro da advocacia. É necessário proporcionar mais para as advogadas e isso incluí oferecer ganhos reais para a classe, sobretudo paridade de salários e oportunidades", enfatiza.

O último ex-presidente da seccional alagoana pelos anos de 2019 a 2021, Nivaldo Barbosa, falou sobre a importância de eventos como esse continuarem a serem feitos em prol da advocacia local. “Parabenizo o sindicato de promover um encontro com gigantes da advocacia alagoana que puderam contribuir com as mudanças necessárias que a classe sempre precisou”, destaca.

A programação terá continuidade por todo o mês de agosto, com um jantar comemorativo na próxima quarta-feira (10) para membros filiados do sindicato, o workshop “Comunicação de Alto Impacto”, voltado para os advogados e aberto ao público e, por fim, a entrega de cestas básicas com alimentos arrecadados nos eventos promovidos durante o mês.