Cidades

Samira de Castro, candidata na chapa única à presidência da Fenaj, faz visita à Tribuna

Enumerando desafios, Samira diz que é preciso atualizar a regulamentação da profissão

Por Rívison Batista 01/07/2022 22h06
Samira de Castro, candidata na chapa única à presidência da Fenaj, faz visita à Tribuna
Samira de Castro esteve na Tribuna nesta sexta (1) - Foto: Adailson Calheiros

Uma única chapa vai participar da eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho. Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a chapa denomina-se “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação. Samira esteve na redação da Tribuna, em Maceió, na noite desta sexta-feira (1) e falou sobre os planos para a categoria jornalística.

Samira de Castro concorre à presidência da Fenaj tendo como vice o jornalista Paulo Zocchi, de São Paulo. Ela recordou a última passagem em terras alagoanas. “Eu estive em Alagoas em 2014, em um congresso nacional de jornalistas organizado pelo sindicato daqui [Sindjornal]. Foi um dos melhores eventos que a Fenaj já fez junto com o sindicato local, com convidado internacional, e nos impressionou muito a organização e o cuidado que o sindicato local teve com tudo”, afirmou Samira à reportagem da Tribuna.

Enumerando os desafios a serem enfrentados durante a gestão na Fenaj, Samira diz que é preciso atualizar a regulamentação da profissão. “A gente também precisa lutar muito firmemente pela volta do diploma e outro ponto que a Fenaj tem e a nossa chapa defende é a questão do financiamento público para o jornalismo a partir de dois projetos de lei: um de taxação das grandes plataformas digitais e a reversão desse recurso a ser arrecadado para a criação do fundo de apoio e fomento ao jornalismo”, disse Samira.

A candidata da chapa única da eleição da Fenaj tem uma tradição forte com meio impresso e conta que passou muitos anos trabalhando no jornal Diário do Nordeste, sediado em Fortaleza, ainda tendo uma ligação com o veículo. “Aqui na Tribuna, a gente vê que vocês têm essa tradição também com o jornal impresso. Cheguei aqui e já senti o cheiro do jornal”, afirmou a jornalista.

15 anos da Tribuna

No próximo dia 10 de julho, a Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) – dona do jornal Tribuna Independente e do portal Tribuna Hoje – comemora 15 anos de existência. Com a data se aproximando, Samira aproveitou também para falar sobre o assunto.

“Eu acredito muito no modelo de cooperativa. Em termos de negócios jornalísticos, é um modelo inovador. A gente vê poucas ou quase nenhuma organização jornalística desse tipo no Brasil. Eu parabenizo a Tribuna Independente primeiro por colocar, todos os dias, um jornal impresso à disposição do público alagoano. É louvável essa iniciativa do ponto de vista do direito humano à comunicação, de estar disponibilizando um jornal com a credibilidade e a independência que a Tribuna tem. Em segundo, também parabenizo pela opção dos trabalhadores que decidiram se unir há 15 anos, gráficos e jornalistas, e implementar esse modelo de cooperativa dentro de uma empresa jornalística”, afirmou Samira.