Cidades

Novo canal de comunicação é disponibilizado pelo GGI dos Bairros

Ouvidoria já está ativa no Portal da Prefeitura para pessoas afetadas com afundamento dos bairros

Por Secom Maceió 01/07/2022 16h39
Novo canal de comunicação é disponibilizado pelo GGI dos Bairros
Pinheiro - Foto: Edilson Omena / Arquivo

O Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros. A Ouvidoria do GGI tem o objetivo de estar ainda mais próximo da população dos bairros atingidos pelo processo de subsidência: Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol.

A ferramenta é um canal direto para receber sugestões, reclamações e solicitações. “Essa ouvidoria é espaço criado para aproximar mais a Prefeitura de Maceió e a população atingida pela mineração da Braskem. Permite ao cidadão enviar sua opinião, suas reclamações e até denúncias”, diz Gardênia Nascimento, secretária adjunta de estratégia e projetos prioritários do GGI dos Bairros.

Desde sua criação, o GGI dos Bairros trabalha diariamente para garantir que todos os afetados sejam devidamente assistidos e é a ponte na Prefeitura de Maceió entre as famílias vítimas do desastre e a mineradora Braskem. Além disso, o gabinete é intermediador entre os outros órgãos envolvidos no processo, como o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE/AL), Ordem dos Advogados de Alagoas (OAB/AL) e Defensoria Pública e entre a população.

A secretária adjunta ressalta ainda que no novo canal de comunicação a população pode entrar em contato com o órgão. "As pessoas afetadas podem falar para os mais diversos assuntos, desde que tenha como resposta o que está dentro das competências do poder público. Como por exemplo: Sugestões de ações e atividades para a área e seu entorno; sugestões para os moradores; projetos necessários; informações sobre os sistema de infraestrutura existente e possíveis soluções; situações e necessidades vivenciadas e possíveis soluções”, acrescenta.

Um canal aberto

Além dos meios online, o Gabinete está sempre à disposição dos moradores nas mais diversas demandas. No último dia 15, o coordenador geral do GGI dos Bairros, Ronnie Mota, reuniu-se com representantes das lideranças comunitárias dos bairros adjacentes ao mapa de linhas e ações prioritárias, que delimita a área atingida pelo processo de subsidência.

Na conversa, que aconteceu na base da Defesa Civil de Maceió, o coordenador ouviu as demandas da população e dirimiu dúvidas. “É importante que a população saiba que estamos sempre à disposição para junto aos órgãos de controle buscar as melhores soluções dentro das possibilidades, tanto para os ex-moradores dos bairros quanto para o que estão no entorno do mapa”, conclui Ronnie.