Cidades

Samu AL atende feridos de 55 acidentes de trânsito durante o Feriadão de São João

Grande parte das ocorrências são ocasionadas pela imprudência dos condutores

Por Tribuna Hoje com assessoria 27/06/2022 13h55
Samu AL atende feridos de 55 acidentes de trânsito durante o Feriadão de São João
Samu Alagoas funciona 24 horas e pode ser acionado por meio do 192 - Foto: Assessoria

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas atendeu 55 ocorrências referentes a acidentes de trânsito durante o Feriadão de São João. Destes chamados, realizados entre 24 e 26 de junho, 38 foram atendidos pela Central Arapiraca, que regula ocorrências no Agreste e Sertão e, os outros 17 chamados, foram registrados na Região Metropolitana de Maceió, que reúne os Litorais Norte e Sul, além Zona da Mata.

Segundo os dados do Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, houve uma redução de 15% nas ocorrências deste último feriadão em comparação com o mesmo período da semana anterior, quando 64 atendimentos do tipo foram realizados. Apesar dos dados demonstrarem redução, o índice ainda é considerado alto e grande parte dos acidentes atendidos pelo Samu são ocasionados pela imprudência dos condutores.

De acordo com o supervisor do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva, é necessário reforçar a atenção no trânsito. “Mais do que nunca é importante evitar misturar álcool e direção, que com certeza é a causa número um dos acidentes mais graves. E no trânsito, prudência nunca é demais”, ressaltou.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita, pelo número 192. Além de atender ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, o serviço atua no socorro a feridos por arma branca e de fogo, que sofreram quedas de altura, afogamentos, queimaduras e quedas da própria altura.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Covid-19. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.