Cidades
Governo de Alagoas entrega 700 enxovais para mães e seus bebês
Programa social cuida de mães e crianças em todo o estado fortalecendo os laços afetivos da primeira infância
“É muito gratificante ser mãe. E gratificante também é ser uma mãe beneficiada pelo CRIA. No meu primeiro bebê eu não tive esse apoio que agora estou tendo. Saio daqui hoje com um enxoval novinho, com tudo lindo. É muito mais que uma ajuda: é o carinho, o respeito e o pensar no futuro da família da gente”. Foi com essas palavras que a gestante Maila Janne agradeceu, na manhã deste domingo (19), ao Governo de Alagoas, durante a entrega de 700 Enxovais às beneficiárias do programa em Maceió. A próxima Arena Cria será realizada na terça-feira, em Murici.
O Criança Alagoana (CRIA) é o maior programa estadual de transferência de renda do país e abrange cerca de 130 mil beneficiárias em todo o Estado com uma ajuda mensal no valor de R$ 150. “É um prazer enorme estar aqui com todas essas mães. É o Governo de Alagoas se aproximando cada vez mais de quem precisa para fortalecer a primeira infância. E assim certamente essas crianças terão um melhor desempenho mais adiante, com mais capacidade para aprender, para agregar conhecimento e assim com mais oportunidades para uma vida digna”, afirmou o governador no Centro de Convenções.
Durante o evento, Paulo ressaltou que o CRIA é uma iniciativa de proximidade entre a sociedade e a secretaria (Assistência Social), ouvindo e fazendo as ações que as pessoas mais precisam. “Essa arena dá oportunidade a quem não fez o cadastro do CRIA, ajuda a quem não tem documento e a quem precisa de algum serviço vem aqui e resolve o seu problema. É aproximar o governo de quem mais precisa, cuidar de quem mais precisa”, completou Paulo Dantas, pedindo que mais mães participem do programa.
Paulo destacou que o CRIA é uma política pública e promove o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade. O Enxoval CRIA é um incremento a mais do maior programa estadual de transferência de renda do país, o Cartão CRIA. As beneficiárias, a partir do sétimo mês de gestação, passam a contar com 17 itens de cuidados básicos para os recém-nascidos.
A secretária estadual de Assistência Social, Manu Farias, destacou a efetivação de direitos a partir do CRIA e que desde que assumiu o cargo tem percebido a consolidação do benefício. “A população tem visto seus direitos sendo garantidos. A primeira infância é muito importante. Até os 7 anos a personalidade é formada. Nosso programa pensa no ser humano como um todo. Pensamos na qualidade de vida em todos os setores”, destacou a secretaria.
DOCUMENTOS
A 9ª edição da Arena CRIA também promoveu a emissão gratuita de 1ª e 2ª vias de RG, consulta e emissão de 2ª via de CPF, emissão de Certidão de Nada Consta e de Carteira de Trabalho e consulta de dívidas trabalhistas para a população maceioense. Os participantes ainda foram brindados com uma apresentação da banda do Ronda no Bairro.
O evento contou com a presença do deputado estadual Galba Novaes, do prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, dos vereadores Brivaldo Marques e Cal Moreira, além das secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil), Adriana Araújo (Controladoria), Marcos Sérgio (Ressocialização) e o articulador social Nery Almeida.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha