Cidades

Inmet emite alerta vermelho de chuvas em 33 municípios de Alagoas

Alerta fala em chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia

Por Tribuna Hoje com Inmet 15/06/2022 15h43 - Atualizado em 16/06/2022 09h27
Inmet emite alerta vermelho de chuvas em 33 municípios de Alagoas
Chuvas que caíram em Maceió, 71 mm até o início da tarde desta quarta, derrubaram a fachada de uma barbearia na Serraria - Foto: Sandro Lima

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (15) um aviso de acumulado de chuva para Alagoas com alerta vermelho, indicando grande perigo em 33 municípios do estado, todos situados a leste.

O alerta cobre o horário desta quarta desde 11h45 até às 10 horas da manhã de quinta-feira (16). O alerta aponta chuvas de nível superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.

O estado terá grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

O Inmet instrui os moradores dessas regiões a desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia, observar alteração nas encostas, permanecer em local abrigado e em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Quem precisar de mais informações pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Os municípios incluídos no aviso são: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campestre, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres e Satuba.

O Inmet também informou que a estação meteorológica do órgão em Maceió  registrou chuva contínua entre meia-noite e 13 horas (horário de Brasília) destas quarta-feira (15). Nas últimas 12 horas o total de chuva foi de 71,6 mm na capital alagoana.

Outro informe divulgado pelo Inmet foi sobre Palmeira dos Índios. O município do Agreste teve o total de chuva em junho, contando até a manhã desta quarta, de 311,6 mm, valor 109% acima da média para todo o mês de junho, que é de 148,8 mm.