Cidades

AMA e Defesa Civil capacitam coordenadores municipais sobre mapeamento de áreas de risco

A estratégia de mapear áreas que apresentam potenciais riscos facilita o trabalho preventivo e o rápido compartilhamento de informações entre órgãos

Por Imprensa AMA 14/06/2022 15h19 - Atualizado em 14/06/2022 17h02
AMA e Defesa Civil capacitam coordenadores municipais sobre mapeamento de áreas de risco
Capacitação na AMA - Foto: Imprensa AMA

Em mais um encontro de integração e capacitação, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Coordenação Estadual da Defesa Civil, reuniram os coordenadores municipais para tratar sobre a otimização do Sistema Estadual da Defesa Civil.

O treinamento foi coordenado pelo Major Rômulo Guedes, do setor de Operações, que destacou a importância do encontro para a prevenção em casos de desastres e a rápida resposta e compartilhamento de informações entre as coordenadorias municipais e estadual.

“Estamos trazendo para o encontro a capacitação sobre mapeamento de áreas de risco, para otimizar a informação a partir do momento em que o desastre acontece, com localização precisa, fotos e outros dados que facilitem todo o trabalho dos agentes da Defesa Civil”, afirmou o major.

A AMA realiza o trabalho de acompanhamento contínuo da situação dos municípios ao lado da Defesa Civil, que juntos integram e colaboram com uma grande rede de trabalho visando a prevenção de desastres.

Defesa Civil no celular

Existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas de chuvas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois endereços. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.