Cidades

Convívio Social recupera espaço público invadido e cercado na parte alta de Maceió

Terreno é uma área de preservação e pertence ao município de Maceió

Por Ascom SEMSCS 07/06/2022 18h16
Convívio Social recupera espaço público invadido e cercado na parte alta de Maceió
Área pública havia sido invadida e cercada - Foto: Alberto Jorge / Ascom SEMSCS

Em mais uma ação de desocupação e recuperação de áreas públicas invadidas, fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) realizaram a remoção de estruturas colocadas de forma irregular em um espaço público. A ação aconteceu na avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Jardim Petrópolis, parte alta da capital alagoana, nesta terça-feira (07).

Os responsáveis pela invasão foram notificados pelos fiscais de posturas da SEMSCS, no mês de maio, para realizarem a retirada das estruturas colocadas de forma ilegal a área de preservação pertencente ao município de Maceió. Como o prazo da notificação não foi cumprido, a equipe de demolição do órgão municipal foi acionada para fazer a remoção dos tapumes que cercavam o terreno.

O coordenador de fiscalização da SEMSCS, Pablo Eduardo Santos, explicou que os responsáveis entraram com pedido de defesa, alegando que o terreno era privado e havia sido comprado por eles.

Área de preservação foi invadida e cercada com tapumes (Foto: Ascom SEMSCS)


“A defesa foi analisada, e negada, depois da confirmação que o espaço se tratava realmente de uma área de preservação, com a análise feita pela diretoria de geoprocessamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Então realizamos a retirada dos tapumes e garantimos a preservação da área, que pertence ao município de Maceió", explicou o coordenador.

A ação contou com o apoio dos guardas municipais do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SEMSCS, e os materiais removidos foram encaminhados para o depósito da Secretaria. Para retirar os tapumes recolhidos, a responsável terá que pagar uma multa que pode variar entre R$ 423,46 até R$ 769,96.

Em situações semelhantes, a população pode entrar em contato com as equipes da SEMSCS, de forma anônima, através do disque-denúncia: 3312-5577.