Cidades

Sindicato garante avanços na proposta da Equatorial para ACT e PLR

Por Assessoria 27/05/2022 23h51
Sindicato garante avanços na proposta da Equatorial para ACT e PLR
Divulgação - Foto: Divulgação

O Sindicato conseguiu um grande avanço na terceira rodada de negociação do ACT da Equatorial, realizada do dia 26 de maio, com reajuste salarial contemplando o INPC completo (12,47%), e de uma só vez, retroativo a 1º de io 2022. Esse mesmo valor reajustará todas as demais cláusulas econômicas, que são: Auxílio Alimentação, Auxílio Creche, Seguro de Vida e de Acidentes, Piso Salarial e Transferência de Empregados.

A proposta foi garantida pelo Sindicato após muito diálogo em mesa de negociação, mostrando para a empresa os impactos da inflação na vida dos/as trabalhadores/as, que reduz o poder de compra, rebaixando a qualidade de vida da categoria, gerando grande insatisfação pelas perdas que se somam ao longo dos anos.

Agora o Sindicato fará assembleias com a categoria nos dias 02 e 03 de junho, para apresentar oficialmente a proposta, discutir com os/as trabalhadores/as e votar se será aceita ou não.

A assembleia do dia 02/06 será na cidade de Arapiraca, abrangendo o pessoal da região, às 8h, na subestação.

A assembleia do dia 03/06 será em Maceió, abrangendo também o pessoal da região, às 8h, no prédio sede da Equatorial.

CORRIGINDO PARTE DAS DISTORÇÕES NA PLR 2023

Além dos avanços garantidos na proposta apresentada, o Sindicato também buscou que algumas injustiças que estavam ocorrendo com a PLR fossem reparadas em 2023.

A proposta para a PLR 2023 é de pagamento de 2 folhas, ao invés de apenas 1,75 como hoje.

A bonificação permanece em 0,5 de uma folha.

A proposta corrige distorções que estavam gerando injustiças, deixando trabalhadores/as que atingiam suas metas sem receber a PLR, enquanto o gerente recebia.

A partir de 2023, o Sindicato conseguiu que a empresa revisse a injustiça gerada com a condicionante da nota 8,0 da gerência para pagamento da PLR ao trabalhador.

Agora a condicionante passa a ser a nota objetiva da gerência, a mesma utilizada para o pagamento do gerente.

Com isso, sempre que o gerente tiver apto para receber, o/a trabalhador/a que atingir suas metas também receberá.

Apesar de ainda não corrigir todas as injustiças, a proposta avança bastante, garantindo que mais gente possa receber sua PLR.

Participe da assembleia mais próxima de você, venha conhecer e debater a proposta e deliberar se aprova ou não.