Cidades

Alagoas tem mais de mil pessoas desalojadas e desabrigadas devido às chuvas

A previsão indica mais chuvas até pelo menos o próximo final de semana, dias 28 e 29 de maio

Por Tribuna Hoje 26/05/2022 15h49 - Atualizado em 26/05/2022 16h21
Alagoas tem mais de mil pessoas desalojadas e desabrigadas devido às chuvas
Famílias desalojadas em Penedo foram abrigadas em escola estadual - Foto: Ascom Penedo

Já ultrapassa o número de mil pessoas entre os desalojados e desabrigados em Alagoas devido as fortes chuvas que caem nos últimos dias no estado. A previsão é de continuidade das chuvas até pelo menos o próximo final de semana, dias 28 e 29 de maio, principalmente nas regiões do Agreste, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A informação foi divulgada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Algumas cidades alagoanas já registraram mais de 300 milímetros no volume acumulado de chuvas em 48h. 

O instituto reforça atenção especial nas atualizações das previsões e Avisos Meteorológicos especiais, principalmente entre os dias 28 e 29, quando os volumes de chuva podem ultrapassar, pontualmente, os 100 mm/dia.

De acordo com o Alerta Hidrológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os níveis dos rios Mundaú e Paraíba estão elevados e impactando o volume de água das lagoas Mundaú e Manguaba, que atingiram o transbordamento desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26). As lagoas deverão permanecer em elevação, agravando ainda mais a situação no decorrer dos próximos dias.

Há possibilidade de inundação das casas mais próximas ao leito das lagoas, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem, caso ocorram pancadas de chuva intensas nessas regiões. Também deverão continuar ocorrendo inundações nos rios que não são monitorados em tempo real, como Jacarecica, Rio Santo Antônio, Rio Camaragibe e Rio Manguaba.

Até o início da tarde desta quinta-feira, pelo menos 12 municípios alagoanos tinham decretado situação de emergência, são eles: Arapiraca, Penedo, Barra de São Miguel, Roteiro, Maceió, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Traipu, Marechal Deodoro, Boca da Mata, Coruripe e Jequiá da Praia.

Leia mais: Prefeitura de Maceió decreta situação de emergência em atenção aos danos causados pelas chuvas

Três municípios estão em estado crítico: Palmeira dos Índios, Penedo, Feliz Deserto e dez deles em estado de alerta: Rio Largo, Paripueira, Pilar, Satuba, São Luís do Quitunde, Atalaia, Passo de Camaragibe, Murici, Messias e Matriz de Camaragibe.


DESALOJADOS

O maior número foi registrado no município de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, onde 227 pessoas ficaram desalojadas.

Em Feliz Deserto, no Litoral Sul, há 77 pessoas desalojadas; em Coité do Nóia, 23 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas à residências pelo município; no município Teotônio Vilela há uma família desabrigada e 18 famílias desalojadas; em Palmeira dos Índios duas famílias desabrigadas e três desalojadas; no município de Jacuípe, na região Norte, 23 pessoas foram direcionadas para casas de parentes e amigos; em Paripueira, também na região metropolitana, há 10 famílias desalojadas; em Traipu, quatro pessoas ficaram desabrigadas e foram alocados em uma escola; em Coqueiro Seco, há cinco pessoas desalojadas; em Craíbas, são 52 pessoas desalojadas.

DESABRIGADOS

Já em Murici são 58 pessoas desabrigadas; em Penedo há 129 desabrigados; em Coruripe há 261 pessoas desabrigadas; em Porto Real do Colégio há duas famílias desalojadas; em Belém há quatro pessoas desalojadas; em Jequiá da Praia há 66 desalojados.

Os números se atualizam a cada minuto e há possibilidade real do quantitativo passar de mil pessoas entre desalojados e desabrigados em Alagoas, por conta do temporal que afeta todo o território estadual. 

REMOÇÃO DE FAMÍLIAS

Em São Miguel dos Campos, houve a remoção de quatro integrantes de uma família, cuja casa foi tomada pelas águas. No município também foram resgatadas quatro pessoas que se encontravam ilhadas e outra que se encontrava no telhado de uma casa inundada. Em Maceió, quatro pessoas, de uma mesma família, foram retiradas de um local alagado e estão sob o cuidado da Defesa Civil Municipal.

A Sala de Alerta instalada no Corpo de Bombeiros, instalada na quarta-feira (25), continua monitorando as ocorrências provocadas pelas chuvas intensas. Todo o sistema de Corpo de Bombeiros está em estado de alerta, com 134 militares e 34 viaturas em regime de prontidão e foi feito um plano de chamada para suspensão das folgas de todo o contingente.